Horário de Verão : de olho no relógio e nas olheiras

saude-olheiras-causas-tratamentos

Horário de Verão


Para uns o Horário de Verão é visto como um sacrifício, porque atrapalha o sono, no dia seguinte bate “aquele” cansaço, dificuldade de raciocínio, falta de atenção, irritabilidade, sonolência e outros fatores. Mas outras pessoas apreciam a chegada da data, afinal os dias são mais longos. Será que é certo culpar as olheiras por causa do Horário de Verão?

Noites adentro diante do computador ou assistindo a televisão também são responsáveis pelo surgimento das olheiras. Mas seja como for, uma vez que elas estão bem abaixo dos olhos, o jeito é partir para os tratamentos estéticos.

A cirurgiã plástica Edith Horibe, explica que pessoas que costumam ter alterações no sono sofrem mudanças hormonais. “Podemos citar aqui a ocorrência de menor produção de leptina, que está relacionada com a saciedade”, afirma.

A médica diz ainda que existem hormônios que são produzidos durante à noite, como o hormônio de crescimento e a melatonina, que ajudam nas funções reguladoras do metabolismo. Daí a importância de se ter uma boa noite de sono. “Ao levantar nada melhor do que fazer exercícios físicos, yoga e meditação, pois contribuem para um dia mais proveitoso e feliz”, diz a médica.

De acordo com especialistas, quando não há uma regularidade nas horas de sono ou, pior ainda, se privar do sono, mexe totalmente com o relógio biológico. As pessoas que mais sofrem com o Horário de Verão são justamente as que têm o costume irregular do sono e aí podem aparecer as olheiras.

Mas não são só os maus hábitos que colaboram para o surgimento das olheiras. As causas são devido a circulação sanguínea e a pigmentação. A vasodilatação local faz o sangue extravasar e depositar na região abaixo dos olhos pigmentos que dão a cor azulada e marrom, que escurecem a pele quando oxida.

.