Herdade da Rocha : um sonho de lugar no Alentejo por Patrícia Lazzaretti

Chef Jose Mendes Herdade da Rocha Alentejo
Chef José Mendes – Azeite Herdade da Rocha – Hotel Boutique

Herdade da Rocha : um sonho de lugar no Alentejo

por Patrícia Lazzaretti

Normalmente eu espero casas de pedra, portas antigas e pesadas de madeira e tudo mais que um cenário secular pode ter quando vou visitar uma região vínica. Mas, para minha surpresa, a Herdade da Rocha é justamente o contrário. Com uma estrutura extremamente moderna e luxuosa, a família Rocha transformou a propriedade em um recanto encantador. É notável que cada cantinho foi cuidadosamente planejado para entrar em sintonia com a natureza do local. A casa principal foi feita em formato retangular, e parece flutuar sobre as parreiras. Próximo da casa, de um lado fica a adega, onde já produzem 50 mil garrafas por ano, e, de outro lado, um hotel boutique, onde recebem os turistas.

Quando entrei, logo visualizei o salão principal com vista para piscina. Na sequência, sala de estar e copa, fiquei maravilhada com a decoração de extremo bom gosto, a disposição da mobília, a qualidade do lugar e a música ambiente em estilo lounge clássico: perfeito!

A sensação é de se estar na casa de amigos para passar o final de semana, a diferença é que você tem à disposição toda uma equipe para te atender, te cuidar e te mimar, servindo maravilhosos pratos do Chef José Mendes. Um sonho de experiência. Lugar perfeito para conhecer e degustar ótimos vinhos, apreciar uma incomparável gastronomia, curtir a natureza, a piscina, a família, os amigos, e no fim do dia relaxar com todo o conforto que as suítes da casa proporcionam. Detalhe: as suítes, possuem roupas de cama e de banho da melhor qualidade, mobília moderna e ainda varanda com vista para os vinhedos.

 

gastronomia Herdade da Rocha Alentejo

 

Gastronomia
Chef José Mendes, que se manteve afastado da cozinha por alguns anos e reiniciou sua carreira na Herdade da Rocha, onde foca em pratos típicos regionais com um toque contemporâneo, acredita que a harmonização pode ser definida pelo clima e não pelo prato. E o clima estava quente! À beira da piscina, pude petiscar vários queijinhos, presuntos e pães, sempre acompanhados de dois azeites produzidos na propriedade. Um mais claro, mais leve e mais jovem, outro mais intenso e encorpado. Ambos incrivelmente saborosos.

As carnes e peixes dos pratos principais são preparados com maestria, riqueza de sabores e um encanto de temperos. Mas tenho que dizer que os destaques ficam por conta dos doces. Os bolos da casa são iguarias à parte. Um deles, o Sericaia, doce típico alantejano, feito com ovos canela e ameixa, ganhou aqui uma versão mais fresca e é apresentado com maracujá, no lugar das ameixas.

O outro, o Tecolameco, meu preferido porquê leva amêndoas, além de ovos e açúcar. Aqui apresentado com gelado de lima, com limas da propriedade. Este também típico desta região que além de muito sabor traz, em sua história, rumores de que teria sido criado pelos templários, na idade média.

Isto me encanta! Muito mais que pratos saborosos, lindos e bem harmonizados, na Herdade da Rocha degustamos muitas construções com ingredientes produzidos aqui, de forma orgânica e saudável. E ainda, se consome uma aula de história e cultura gastronômica, entendendo e aprendendo como e porque as receitas foram criadas.

 

vinicola Herdade da Rocha Alentejo

 

Os vinhos
Como o Chef José Mendes bem disse: a harmonização pode ser definida pelo clima. Acredito que estava uns 30 graus quando cheguei, portanto, provei os brancos e o rosé durante a tarde e início do jantar. Deixei os tintos para noite, quando o clima estava mais agradável. Deixo aqui, as notas do enólogo sobre cada um.

:: Herdade da Rocha Reserva Branco 2016
Buquê muito transversal, perfil tropical e cítrico com notas de abacaxi, pêssego, lima e um toque de baunilha. Na boca, cremoso e fino, com um final longo e persistente.

:: Couto Saramago White 2016
Buquê complexo, revela um perfil tropical com notas de damasco, lichias e manga. Na boca denso, fresco e com um final persistente.

:: Couto Saramago Rosé 2017
Rosé de cor salmão rosada, com aromas de groselha, ervas aromáticas e toque de pimenta rosa. Na boca é fresco, equilibrado e com uma persistência longa e agradável.

:: Herdade da Rocha Reserva Especial Tinto 2015
Aroma Complexo de fruta vermelha madura e especiarias. Ligeira baunilha induzida pelo estágio em barricas de Carvalho Francês. Intenso de fruta madura e compota. Fresco, com boa acidez, mostra-se elegante, terminando suave com persistência.

:: Couto Saramago Seleção 2015
Complexo de fruta vermelha madura e ligeiro floral. Palato expressivo e vigoroso, com fruta vermelha bem presente completada com taninos densos.

:: Couto Saramago Red Wine 2015
Aroma complexo de fruta vermelha madura e ligeiro floral. Vinho intenso e profundo, encorpado e bem equilibrado

Herdade da Rocha Alentejo Hotel boutique


Mais sobre a Herdade da Rocha

A família Rocha, que é do Porto, sempre teve um vínculo emocional com o Alentejo. O fato de a propriedade possuir grandes rochas em sua geografia natural, originou seu nome, que também é o nome da família. Assim, em 2006 a família adquiriu a Herdade da Rocha, em 2009 iniciou o plantio de uvas, sendo em 2012 o ano de sua primeira colheita. São 56 hectares de terra, que produzem 50 mil garrafas ao ano, de seis rótulos diferentes: dois brancos, um rosè e três tintos. Os vinhos são distribuídos em diferentes regiões de Portugal e ainda Angola, São Tomé do Príncipe, Suíça, Brasil e África do Sul.

Sobre o Alentejo
Considerada uma das melhores regiões turísticas de Portugal, o Alentejo exibe consecutivos prêmios e títulos na área. Um deles o de Patrimônio Mundial da Humanidade, conferido pela UNESCO. E é nesta região que fica a Herdade da Rocha, uma propriedade produtora de vinhos, com uma estrutura luxuosa.

A visita ao local foi à convite de Maria Rocha, integrante da família produtora de vinhos e gestora da propriedade.

E aí ?
Espero que tenha curtido minha experiência. Adoraria saber da sua.
Divida comigo sua experiência gastronômica!
O que mais gostou? O que detestou?
Lugares que vc indica e os que não recomenda.
Mande direct pelo insta @lazzarettipati
Msg pelo facebook/patilazzaretti
Ou email pati.lazzaretti.nh@gmail.com

coluna Patricia Lazzaretti Paty Lazzaretti

COLUNA PATRÍCIA LAZZARETTI

Jornalista correspondente internacional/Europa

::>> LEIA TODAS AS COLUNAS de Patrícia Lazzaretti