Especialista mostra importância de tratar a halitose

boca feminina

O mau hálito é um problema que atinge muitas pessoas, que na maioria das vezes, tem vergonha de procurar ajuda. A halitose é a exalação de odores desagradáveis oriundos da cavidade bucal ou estômago através da respiração. Em 90% dos casos a saburra lingual é a causa do problema, também conhecida pelos nomes populares desagradáveis, tais como bafo de onça e bafo de tigre. E ser taxado com tais apelidos acaba ficando desconfortável para qualquer pessoa.

Pelo fato do olfato adequar-se rapidamente a qualquer tipo de odores, o portador de halitose acostuma-se muito facilmente com o próprio hálito, de maneira que não perceba o problema, fazendo com que os outros acabem notando.
A halitose é uma evidência de que algo no organismo está em desequilíbrio e deve ser identificado e tratado.

São mais de 50 causas e, em aproximadamente 90% dos casos, se manifestam na boca. Existem casos de origem fisiológica (que requerem apenas orientação), patológica (que requerem tratamento), por razões locais (feridas cirúrgicas, cáries, doenças periodontais e outros) ou ainda por razões sistêmicas (diabetes, distúrbios renais, prisão de ventre e outros).

De acordo com especialista em ortodontista e ortopedista-facial, Gerson Köhler, esse problema teria índices muito menores de ocorrência e seria muito mais facilmente tratado se os pacientes frequentassem mais os consultórios de especialistas e não tivessem vergonha do mau hálito. Uma simples higiene bucal já contribui para uma melhora. “As bactérias que vivem na boca acabam proliferam-se devido aos resíduos de comida que ficam entre os dentes. Com a falta de higiene bucal adequada, acabam acumulando na língua, gengivas, palato e garganta. Assim, os resíduos fermentam e geram o gás sulfeto de hidrogênio, o mesmo presente – vejam só – nos ovos podres”, explica.

O especialista complementa que essas bactérias se proliferam muito na parte posterior da língua, criando aquele muco esbranquiçado que geralmente aparece mais evidentemente ao acordar, no período da manhã.

A função da saliva é limpar a cavidade bucal, tornando-se uma defesa natural da boca. Ela permite a lubrificação necessária para manter as gengivas e mucosas saudáveis, combatendo a bactéria bucal que causa mau hálito.

-- --