Denim Meeting 2017 abriu a programação paralela das feiras FebraTêxtil, Tecnotêxtil Brasil, FINNT e BonéShow

Denim Meeting 2017

O Guia Jeanswear realizou ‘Denim Meeting 2017’, na manhã do dia 25 de abril, das 08h às 17h, no Auditório Elis Regina, no Anhembi Parque, na Capital paulista. O evento sob o tema com o tema “BRASIL AZUL DE NORTE A SUL: TRAÇANDO NOVOS CAMINHOS PARA O DENIM”, marcou o início da programação paralela da FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil, Tecnotêxtil Brasil, FINNT – Feira Internacional de Nãotecidos e Tecidos Técnicos e BonéShow, que ocorrem até sexta-feira (29.04.17) . 

Denim Meeting 2017

Em sua segunda edição, Denim Meeting teve como objetivo unir todos os polos de denim do país, buscando o fortalecimento para que o Brasil continue crescendo e ocupando uma posição de destaque entre os líderes do segmento.

As atividades começaram com as boas-vindas das CEOs do Guia Jeanswear e de Hélvio Pompeo Madeira, presidente do FCEM|FEBRATEX GROUP, um dos patrocinadores do evento. As CEO’s do Guia Jeanswear, Marlene Fernandes e Iolanda Wutzl, falaram sobre os objetivos do evento e a importância do setor se unir na busca de caminhos viáveis para o segmento. E como disseram: “É em tempos de dificuldades de mercado que se busca conhecimentos, empreendedorismo e união como forma de reação”, declararam as organizadoras do Denim Meeting.Já Pompeo, elogiou a iniciativa do Guia Jeanswear ao promover o Denim Meeting e destacou a importância da união entre os empresários para o fortalecimento do setor.

Fernando Pimentel, presidente da ABIT no Denim Meeting 2017
Fernando Pimentel, presidente da ABIT no Denim Meeting 2017

Fernando Pimentel, presidente da ABIT – – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção destacou as perspectivas do mercado nacional e diretrizes para exportação. Durante o encontro mostrou dados que refletem o cenário atual do mercado têxtil brasileiro em 2017, destacando a importância das exportações para ampliar o universo de possibilidades.

Denim Meeting

As características, desafios e oportunidades de se trabalhar um negócio que exige o ponto de vista global, sem prejuízo das diferenças regionais, foi o mote de todas as discussões e palestras realizadas durante o Fórum.

O Fórum de Tecelagens contou com as participações de Eleonora França, da Santanense; Maria José Orione, da Capricórnio; Oto Rafael Arantes, da Cedro Textil; Márcio Coimbra, da Santista; e Fábio Covolan, da Canatiba, com mediação de Cristiano Buerguer, da Tecnoblu. Os profissionais discutiram o tema “Inovação, tecnologia e produtividade com valor percebido” enfocando inovação, sustentabilidade e valorização do produto pelo consumidor final.

A programação destacou a divulgação, em primeira mão, do resultado de uma pesquisa global sobre o perfil do novo consumidor de jeans, realizada pela marca LYCRA® em outubro de 2016 em cinco países: Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos e Espanha. Jeans são peças chave no guarda-roupa das mulheres nos cinco mercados analisados e, em média, cada mulher tem 8 jeans (o Brasil tem a maior média: 9,3 jeans e a China a menor 6,4). O estudo mostrou as diferenças de comportamento das mulheres que usam jeans em cada um dos mercados. No Brasil e Alemanha, por exemplo, as modelagens preferidas variam mais que nos Estados Unidos – onde a skinny é a predileta – e China e Espanha, que preferem a modelagem slim. O conforto e a aparência são fatores determinantes na escolha do jeans. O ajuste/fit é o fator que mais frusta na hora da compra, principalmente no Brasil onde 84% das consumidoras dizem que têm dificuldade de encontrar um jeans que se ajuste bem por todo o corpo (quadril, cintura, bumbum e comprimento). Outra frustação é em relação a encontrar o melhor estilo para ela. Outra conclusão do estudo é que o envolvimento emocional com o jeans é muito importante e a percepção ainda é de que um bom jeans custa caro. Uma grande diferença entre homens e mulheres na hora da compra é que para o sexo feminino jeans com Lycra® é uma necessidade básica e para os homens não é tão importante. As mulheres estão mais preocupadas com performance e aparência enquanto os homens com conforto e durabilidade.

Outro destaque do evento foi o novo comitê Lavanderia Denim & Cia da ANEL, focado em profissionalizar e padronizar as lavanderias brasileiras diante das leis e demandas do mercado nacional. Foram apresentadas como meta uma tabela de preços, selo de certificação e maior profissionalização do segmento. No final foi feito um chamado para que as lavanderias despertem para o espírito de associatividade como um caminho de desenvolvimento do setor.

“O objetivo principal do Guia JeansWear com o II Denim Meeting é apresentar, através das palestras e expertise dos profissionais envolvidos, ferramentas e novas tecnologias que contribuam para o aumento da produtividade e o aperfeiçoamento da qualidade dos produtos fabricados no Brasil, resultando na possibilidade de compartilhar soluções para alcançar um novo cenário global”, destacou Iolanda Wutzl.

O consultor e diretor da revista Venda Mais, Marcelo Caetano, mais uma vez presente no evento, abordou as Melhores Práticas dos Bons Gestores e Eduardo Cristian, CEO da Black West, falou sobre a trajetória de sucesso da marca. Os convidados puderam ainda conhecer mais sobre a customização do jeans, as principais tendências pelo mundo, construção de coleções, perspectivas sobre o mercado nacional para este ano e novas soluções para lavanderias. Foram debatidos temas como: a indústria do Denim, inovações do setor e comportamento do consumidor.

 

cobertura sortimentos modaeventos
Cobertura FebraTêxtil, Tecnotêxtil Brasil, FINNT e BonéShow no Sortimentos.com e Moda Eventos, por Fábio Juchen

Feira Maquintex 2017

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