Guia para o Carnaval 2016 no Rio de Janeiro

carnaval Rio 1

Para quem procura se hospedar em meio à folia, os bairros mais agitados do Rio de Janeiro estão localizados na Zona Sul, onde encontram-se Copacabana, Ipanema e Leblon. Porém, Botafogo, Lapa e Flamengo são lugares mais baratos e têm acesso fácil a estas outras regiões.

Em 2004, a Cidade Maravilhosa ficou registrada no Guiness Book, o livro dos recordes, por sediar o maior Carnaval do mundo, registrando até 2 milhões de pessoas por dia.

Confira algumas dicas de como curtir a cidade e não perder nenhum dia de festa:

Desfile das Escolas de Samba – O calendário oficial do Carnaval 2016 do Rio de Janeiro começa às 15h do dia 5 de fevereiro, com a cerimônia de abertura, na qual o Rei Momo é coroado pelo prefeito e recebe a chave da cidade. No período da noite, acontece o desfile dos grupos de acesso na passarela do samba.

Blocos de Rua – Quanto aos blocos de rua, acontece todos os dias, até as 23h; inúmeros blocos de ruas e bailes acontecem pela cidade. Entre os blocos que mais fazem sucesso estão o Cordão do Bola Preta, Suvaco do Cristo, Simpatia é Quase Amor, Banda de Ipanema, Mulheres de Chico e Sargento Pimenta.

Bailes de Carnaval – Os bailes mais frequentados pelos foliões – alguns deles pertencentes à elite carioca – são o Baile Mágico, que acontece no Hotel Copacabana Palace; o Gala Gay, o Cordão do Bola Preta, no Scala Rio, e o famoso Baile de Carnaval da Mangueira, uma das principais escolas de samba da cidade.

Baladas e bares – Nas noites de Carnaval, as baladas e os bares do Rio de Janeiro também abrem as portas para os turistas com festas à fantasia e temáticas. Os espaços reúnem baterias de escolas de samba e cantores para que a festa continue para os foliões.

Pontos turísticos – Viajar para a Cidade Maravilhosa e não conhecer os principais pontos turísticos é impossível. Mesmo durante o Carnaval, os mirantes ficarão abertos para visitação, assim como o Corcovado, o bondinho do Pão de Açúcar, entre outros locais clássicos do turismo.

Foto: Divulgação

 

-- --