Grupo Austral lança o RS Sports Commission

Inspirado em comissões esportivas internacionais, o Grupo Austral lança hoje o projeto de concepção do RS Sports Commission, uma entidade que será responsável pela captação, planejamento e a governança público-privada de grandes e megaeventos do esporte no Rio Grande do Sul. A novidade pretende transformar o Estado em um dos principais destinos de atividades esportivas do mundo.

O modelo escolhido para a concepção do projeto foi o Sports Commission de Barcelona (Espanha), um dos principais do mundo, legado operacional das Olimpíadas de Barcelona e responsável por atrair diversas atrações como o X-Games. A partir deste exemplo, o Grupo Austral notou a necessidade de o Estado definir estratégias para a atração de eventos esportivos e a estruturação de um calendário fixo da área. Com o desenvolvimento destas ideias, o Rio Grande do Sul estará apto a entrar na rota nacional e internacional de grandes e megaeventos do esporte, setor disputado por cidades do mundo todo, cada vez mais organizadas e capacitadas para construir excelentes candidaturas.

A criação do RS Sports Commission será firmada em convênio com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A partir desta parceria, o Grupo Austral buscará parcerias com demais entidades e órgãos municipais, estaduais e federais, além de procurar associações com operadoras de turismo, produtoras de eventos, clubes, atletas e patrocinadores. A entidade irá investir na captação de grandes atrações esportivas mundiais e nacionais, liderando estudos, criando materiais e chefiando delegações para engajar Porto Alegre como cidade-sede dessas atividades.

Para a firmação do projeto, o Grupo Austral pretende promover a participação ativa das partes interessadas, conscientizar a sociedade sobre a importância do desenvolvimento do turismo esportivo como negócio e trabalhar junto ao poder público no aperfeiçoamento de arenas, ginásios e espaços para recebimento dos eventos. Com a captação desses grandes eventos, o RS Sports Commission pretende gerar renda, empregos e visibilidade aos gaúchos, além de criar oportunidades aos atletas brasileiros e a todos os profissionais ligados à área.

 

EVENTOS DO RS SPORTS COMMISSION

Em 2013, o Rio Grande do Sul recebeu o Mundial de Atletismo Master, com a participação de 4,8 mil atletas de 82 países, atraindo mais de 8 mil estrangeiros ao Estado. Para a execução do evento, através de um trabalho integrado entre o Estado do Rio Grande do Sul, a cidade de Porto Alegre, a Associação Brasileira de Atletismo Master (ABRAM), o Grupo Austral e diversas empresas e entidades, foi criado o Comitê de Organização Local (COL), embrião da criação do RS Sports Commission. Esse primeiro trabalho, considerado como modelo, catalisou a ideia da criação do projeto. Até a firmação da entidade, diversos eventos-teste devem ser realizados com a equipe que formará o RS Sports Commission, como o Campeonato Mundial de Orientação, o Mundial de Muay Thai, o Pan-Americano de Muay Thay, o I Fórum Mundial das Cidades Esportivas e o Sul-Americano de Atletismo Master. Estão em processo de captação e gestação o Sul-Americano de Vela Laser, o Mundial de Beach Tennis, os Jogos Olímpicos de Praia e o Mundial de Vela Optimist.

 

Confira o calendário provisório:

 

OUTUBRO DE 2013
Mundial de Atletismo Master
Evento-modelo

 

NOVEMBRO DE 2014
Mundial de Orientação
Evento-teste

 

FEVEREIRO OU MARÇO DE 2015
Mundial de Beach Tennis
Em captação

 

MAIO DE 2015
I Fórum Internacional das Cidades Esportivas
Evento de lançamento do RS Sports Commission

 

SETEMBRO DE 2015
Sul-Americano de Atletismo Master
Em captação

 

TAMBÉM EM 2015
Mundial de Muay Thai
Primeiro evento oficial

 

Pan-Americano de Muay Thay

Sul-Americano de Vela Laser

Mundial de Vela Optmist
Em captação

-- --