Gramado in Concert 2019 começa com apresentação na Sociedade Recreio Gramadense

Gramado in Concert 2019 Festival de Musica Erudita
Gramado in Concert 2019 Festival de Música Erudita – Foto Rafael Cavalli

Gramado in Concert 2019

Gramado in Concert 2019 começa com concerto emocionante na Sociedade Recreio Gramadense

Na noite de sexta-feira (1º.02.19) aconteceu na Sociedade Recreio Gramadense a abertura da 5ª edição do Gramado in Concert, Festival Internacional de Música Erudita que acontece até o dia 9 de fevereiro com programação totalmente gratuita.

 

DISCURSOS E HOMENAGENS
Nos discursos de abertura, objetividade do Prefeito João Alfredo “Fedoca” Bertolucci e do secretário da cultura – e criador da Orquestra – Allan John Lino, além de uma homenagem a Rosa Helena Volk, ex-secretária de turismo que recebeu o evento de braços abertos em suas primeiras edições. “Audácia gramadense de contar com uma orquestra sinfônica completa”, destacou o Prefeito, como um dos patrimônios da cidade. O secretário de cultura, Allan John Lino, salientou a importância do evento e da orquestra para Gramado. Para Allan, “a cultura não tem custo. Cultura é investimento.”

.

Gramado in Concert 2019 Festival de Musica Erudita
Maestro Linus Lerner – Maestro Leandro Libardi Serafim – Rosa Helena Volk – Allan John Lino – Prefeito “Fedoca” – Gramado in Concert 2019 – Foto: Rafael Cavalli

.

APRESENTAÇÃO
Na apresentação musical da Orquestra Sinfônica de Gramado e de músicos convidados da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, sob regência do maestro Linus Lerner, um programa que uniu obras clássicas e sucessos do cinema e da música brasileira. A plateia aplaudiu em pé obras como “Concerto para Fagote em Ré Menor” de Vivaldi, com solo de Florência Fogliati; “Bachiana 4”, de Villa Lobos; “A Noiva do Mar”, de Daniel Wolf, com os solistas  Daniel Wolf e a soprano Carla Maffioletti; “Valsa das Flores”, de Tchaikovsky, com solista Jean B. Pergolesi ; “Sinfonia”, de Jean Pergolesi, com solo do húngaro György Gyivicsán ; “Bacchanale”, de Camille Saint-Saen; “Concertino para clarinete e orquestra Op 26”, de Karl Weber, com solo de Lucas Ferreira; “Star Wars:Main Theme”, de John Williams; “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e solo de Flávio Gabriel; *Danzón n°2″, de Arturo Márquez, com Olinda Alessandrini ao piano. Todas as músicas contaram com a participação de solistas convidados de oriundos de outros estados e países. Para o bis, foi executado o sucesso Garota de Ipanema.

.

Gramado in Concert 2019 Festival de Musica Erudita
Gramado in Concert 2019 Festival de Música Erudita – Foto Rafael Cavalli

.

Oferecendo uma intensa programação com o melhor da música erudita em concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas com artistas nacionais e internacionais, o Gramado in Concert, reúne cerca de 300 alunos do Brasil e de países como Uruguai, Argentina, Costa Rica e Chile em meio a atrações como concursos de composição erudita e de jovens solistas, grupos de câmara do Brasil e Peru, além da participação da Orquestra de Cordas da Universidade Federal de Minas Gerais. Estão confirmadas, também, a vinda de professores de países como a Hungria, França, Alemanha, Argentina, Chile e Coreia do Sul.

.

Gramado in Concert 2019
Gramado in Concert 2019 -Foto Rafael Cavalli

.

OFICINAS
O evento também proporciona oficinas dos mais variados instrumentos e práticas orquestrais. Ao todo, são 300 vagas para alunos de música brasileiros e internacionais que participarão de 19 modalidades de oficinas e cinco práticas de grupo. A equipe conta com 29 professores e três pianistas acompanhadores de renome nacional e internacional. O Gramado in Concert promove ainda, pela quarta vez consecutiva, o Concurso de Composição Erudita no intuito de incentivar a composição de novas obras sinfônicas e já selecionou a obra vencedora que será devidamente apresentada ao longo da programação. Destaque também para o II Concurso Jovens Solistas, que selecionou 15 talentos inscritos e irá premiar os três melhores. E nesta quinta edição, pela segunda vez, o evento lançou edital e selecionou três Grupos de Câmara Residentes que farão recitais, participarão de coachs de música de câmara, de oficinas de instrumento e das práticas de orquestra.

A Secretaria da Cultura espera a participação de cerca de 100 mil pessoas, entre gramadenses e visitantes, nas mais de 40 atividades ao longo dos nove dias do evento. A programação é totalmente gratuita e está disponível no site www.gramadoinconcert.com.br e vai proporcionar ações formativas para o público, voltada para a comunidade gramadense e visitantes. Entre elas, destaque para o “Conhecendo o Festival”, uma apresentação do evento que acontece no Expogramado, de segunda à sexta-feira, às 10h e às 14h, onde o público pode assistir aos ensaios.

O editor de sortimentos.com, Fábio Juchen, acompanha o primeiro final de semana do Gramado In Concert a convite da Prefeitura Municipal de Gramado

.