Gramado in Concert oferece programação de música erudita gratuita até sábado (9.2.19)

Gramado in Concert 2019 Festival de Musica Erudita
Gramado in Concert 2019 Festival de Música Erudita – Foto Rafael Cavalli

Gramado in Concert 2019

Festival Internacional de música erudita oferece programação de música erudita gratuita até sábado (9.2.19)

Ao longo da semana haverá diversas apresentação de grupos de câmara, orquestras, corais e recitais de alunos e professores. Todas as atrações são gratuitas. 

Na terça-feira (5.2.19) haverá  a final do Concurso Jovens Solistas na Recreio Gramadense. Já a programação das 20h acontece em locais variados e reserva espetáculos imperdíveis como o Recital de Professores; Quarteto D´América, Trio a Três e Quinteto Anta Peru; Orquestra Sinfônica B do Festival e a Banda Sinfônica do Festival. O gran finale do evento acontece no sábado (9), às 23h, com a Big Band do Festival, na Sociedade Recreio Gramadense. E quem quiser conhecer um pouco mais do Gramado in Concert, pode conferir o “Conhecendo o Festival”, uma apresentação do evento que acontece no Expogramado, de segunda à sexta-feira, às 10h e às 14h, onde o público pode assistir aos ensaios.

Realizado pela Secretaria de Cultura de Gramado, o V Gramado in Concert – Festival Internacional de Música, conta com coordenação de Allan John Lino, criador da Orquestra Sinfônica de Gramado e diretor geral do evento nas quatro primeiras edições. A direção artística está a cargo do Maestro Linus Lerner, a coordenação artística é do Maestro Leandro Libardi Serafim e a Coordenação de Produção, de Viviane Soares da Bis Gestão Cultural.

Gramado in Concert 2019 Festival de Musica Erudita
Gramado in Concert 2019 Festival de Música Erudita – Foto Rafael Cavalli

PRIMEIRO FINAL DE SEMANA
A abertura do V Gramado in Concert no primeiro final de semana do mês de fevereiro proporcionou uma trilha sonora de altíssima qualidade para os turistas e a comunidade da cidade. A Sociedade Recreio Gramadense lotou para a Cerimônia de Abertura na sexta-feira (1º) onde a Orquestra Sinfônica de Gramado apresentou um repertório variado formado por clássicos de Vivaldi, Villa-Lobos, Tchaikovsky, Tom Jobim e até o tema de Star Wars, entre outros. Destaque para a participação de músicos convidados como Florencia Fogliati (fagote), Daniel Wolff (violão), Carla Maffioletti (canto), Lucas Ferreira (clarinete), Flavio Gabriel (trompete), György Gyivicsan (trombone) e Olinda Allessandrini (piano).

Antes, discursos emocionados do prefeito João Alfredo “Fedoca” Bertolucci, do secretário da cultura – e criador da Orquestra – Allan John Lino, além de uma homenagem a Rosa Helena Volk, ex-secretária de turismo que recebeu o evento de braços abertos em suas primeiras edições. O prefeito, aliás, ressaltou “a audácia gramadense de contar com uma orquestra sinfônica completa”. Segundo Fedoca, um dos patrimônios da cidade. O secretário de cultura, Allan John Lino, salientou a importância do evento e da orquestra para Gramado. Para Allan, “a cultura não tem custo. Cultura é investimento.”

.

Gramado in Concert 2019 Festival de Musica Erudita
Maestro Linus Lerner – Maestro Leandro Libardi Serafim – Rosa Helena Volk – Allan John Lino – Prefeito “Fedoca” – Gramado in Concert 2019 – Foto: Rafael Cavalli

.

Na sequência, o sábado começou animado com o saxofone solo de Gabriel Boelter, às margens do Lago Negro. Na Rua Coberta, o Quarteto Barroco apresentava o Festival Telemann com réplicas de instrumentos do século XVIII, seguido do paulistano Quarteto D’América e do Tutti Choir Brasília. Na Praça das Etnias, a trilha foi do Quarteto de Metais OSG, formado pelo naipe de metais da Orquestra Sinfônica de Gramado. E na Recreio Gramadense, a Orquestra de Cordas da UFMG, encerrou o dia com pompa e circunstância apresentando “As Quatro Estações”, de Vivaldi, com solos de Edson Queiroz e Adonhiran Reis.

.

Gramado in Concert 2019 Festival de Musica Erudita
Quarteto Barroco no Gramado in Concert 2019 – Foto Rafael Cavalli

.

O domingo chuvoso marcou a semifinal do Concurso Jovens Solistas em meio a uma intensa programação do evento. A Rua Coberta contou com apresentação da Orquestra de Cordas da UFMG e do Trio Madeiras OSG, um dos grupos de câmara da Orquestra Sinfônica de Gramado, formado por oboé, clarinete e fagote. O Quarteto D’América fez a festa no Instituto Santíssima Trindade, levando um pouco de música e atenção para crianças e idosos do lar mantido pela Associação Evangélica Luterana de Beneficência, vinculado à Igreja Evangélica Luterana do Brasil. E o Quinteto Anta Perú, um dos vencedores do edital de música de câmara realizado pelo Gramado in Concert, marcou a estreia do evento no Wish Serrano.

Finalizando o dia em grande estilo, o Quarteto Carlos Gomes, considerado um dos melhores grupos de câmara brasileiros, apresentou na Recreio Gramadense obras de A. Nepomuceno, R. Schumann e C. Debussy.

O editor de sortimentos.com, Fábio Juchen, acompanha o primeiro final de semana do Gramado In Concert a convite da Prefeitura Municipal de Gramado

.