Copa do Mundo 2018 na Rússia : Jogos das oitavas de final na segunda e terça

Telstar Meyta será a bola oficial dos jogos das oitavas de final da Copa do Mundo 2018 na Rússia
Telstar Meyta será a bola oficial dos jogos das oitavas de final da Copa do Mundo 2018 na Rússia

Copa do Mundo 2018 na Rússia

SEGUNDA E TERÇA
Brasil x México: segunda-feira, 2.7.18 (11h). O México perdeu na quarta-feira para a Suécia (3 a 0) e não conseguiu terminar em primeiro no grupo F, para evitar o Brasil nas oitavas. Um Brasil que foi crescendo na competição e no qual Neymar também tentará dar mais do que mostrou até agora, após se recuperar de uma lesão.

Bélgica x Japão: segunda-feira, 2.7.18 (15h). O duelo mais desigual das oitavas. Os belgas chegam como claros favoritos após ganharem os três jogos disputados na fase de grupos, enquanto os japoneses se classificaram com sofrimento, graças ao critério de desempate do fair play.

Suécia x Suíça: terça-feira, 3.7.18 (11h). Ambas as seleções foram revelações em seus grupos e ganharam com bom futebol o bilhete para a fase seguinte. A seleção helvética perde dois titulares da zaga por suspensão: Lichtsteiner e Schär.

Colômbia x Inglaterra: terça-feira, 3.7.18 (15h). No duelo que fechará as oitavas de final, os ingleses buscarão uma vitória que lhes permita finalmente fazer um bom papel num mata-mata de Copas. A Colômbia, por sua vez, chega às oitavas com a possível baixa de sua estrela, James Rodríguez.

Domingo
As seleções da Rússia e da Croácia estão nas quartas de final da Copa do Mundo. A classificação veio por meio de cobranças de pênaltis, após empates no tempo normal e na prorrogação. A passagem da Rússia para a próxima fase, no Estádio Luzhniki, em Moscou, foi heroica. A seleção anfitriã montou um forte esquema defensivo e anulou o ataque da Espanha, uma das seleções favoritas para conquistar a Copa.

O gol espanhol aconteceu aos 11 minutos do primeiro tempo. Em uma falta cobrada pela direita, a bola bateu no zagueiro Ignashevich e entrou no gol de Akinfeev, fazendo 1 a 0 para a equipe espanhola. O empate viria aos 40 minutos, em cobrança de pênalti cometido por Piqué, que colocou o braço na bola em um cruzamento na área. Dzyuba cobrou no canto esquerdo de De Gea, fazendo 1 a 1 no placar.

O jogo terminou no primeiro tempo, com a seleção russa mantendo o seu forte esquema defensivo, impedindo que o ataque da Espanha chegasse ao gol de Akinfeev. As duas equipes voltaram para o segundo tempo com a mesma postura de jogo: a Espanha atacava e a Rússia defendia. Assim permaneceu durante os dois tempos da prorrogação.

A decisão então foi para a cobrança de pênaltis. Os jogadores russos foram mais eficientes, acertando as suas cobranças. Os espanhóis, no entanto, erraram duas batidas, uma com Kobe, defendida por Akinfeev, e outra com Aspas, que chutou para fora. Com a classificação, os jogadores russos se abraçavam no gramado e a festa dos torcedores tomava conta das arquibancadas do Estádio Luzhniki. Aos jogadores espanhóis só restou cumprimentar os colegas russos. O zagueiro Sérgio Ramos chorava no centro do campo, inconformado pela eliminação na Copa.

As seleções da Croácia e Dinamarca tiveram de ir para a prorrogação, após empate em 1 a 1 no tempo normal da partida, na segunda prorrogação na Copa para decidir a classificação para as quartas de final. O empata, no entanto, permaneceu no placar e foi preciso a cobrança de pênalti.

A classificação da Croácia para as quartas de final, aconteceu com Rakitic que colocou a bola no fundo das redes da Dinamarca, para a alegria dos torcedores croatas presentes no Estádio Nizhny Novgorod, depois de vários pênaltis perdidos pelos cobradores das duas seleções.

A Croácia foi uma das seleções com melhores campanhas na fase de grupo. A equipe dirigida pelo treinador Zlatko Dalic venceu os seus três jogos e se classificou em primeiro lugar na sua chave formada pela Argentina, Islândia e Nigéria.

As oitavas de final teve dois jogos emocionantes na abertura. No sábado, 30.6.18 jogaram :
::> França 4 x 3 Argentina 
::> Uruguai 2 x 1 Portugal