Fundação Ernesto Frederico Scheffel promove Temporada Cultural para celebrar os 90 anos do artista

Fundacao Ernesto Frederico Scheffel - Foto Divulgacao.jpg
Fundação Ernesto Frederico Scheffel – Foto Divulgação

A Fundação Ernesto Frederico Scheffel ( Av. Gen. Daltro Filho, 911 – Hamburgo Velho ), em Novo Hamburgo, na Grande Porto Alegre, apresenta de 21 de setembro a dezembro de 2017 sua Temporada Cultural, que terá na abertura a participação especial do Quarteto de Contrabaixos. As atividades são comemorativas aos 90 anos do nascimento do artista que dá nome ao espaço e cujas obras estão em exposição permanente.

No dia 8 de outubro, data que Scheffel completaria 90 anos, ocorrerá o Recital de Piano Olinda Alessandrini, com um repertório pianístico que vai do barroco ao contemporâneo. A pianista recebeu três vezes o Prêmio Açorianos, como destaque especial em música erudita, por seu trabalho de pesquisa e divulgação da música do Rio Grande do Sul e do Brasil. Em 2010 foi premiada com a distinção “Líderes e Vencedores”, como destaque na área cultural, e no mesmo ano recebeu a medalha comemorativa ao ano Chopin, através do Consulado da Polônia em Porto Alegre.

Ainda integrando a semana comemorativa do aniversário de Scheffel, no dia 10 de outubro a casa receberá Fabio Luz Piano a seis mãos. O pianista Fabio Luz é Mestre em Música Francesa, pela Université Musicale Internationale de Paris. Por mais de trinta anos vivendo na Europa, Luz tornou-se como um dos maiores pianistas brasileiros. Seu imenso repertório compreende as obras integrais de Debussy, Ravel e outros grandes nomes da música clássica. Durante 10 anos foi diretor artístico do Instituto Verdi da cidade de Asti, na Itália.

Novembro reserva a apresentação Quinteto Porto Alegre, ainda em data a ser confirmada. No dia 29 de novembro é a vez do Quinteto “Le Donne Nobile”. Fechando o ano, no dia 5 de dezembro ocorre a apresentação dos Meninos Cantores da Catedral, grupo criado em 2005 pelo Maestro Leandro Escher e por ex-cantores do antigo Coro de Meninos da Catedral.

A Fundação Ernesto Frederico Scheffel está localizada no bairro histórico de Hamburgo Velho, em um casarão restaurado erguido por Adão Adolfo Schmitt no fim do século XIX. Seus três andares contam com um acervo do artista composto de 385 obras, expostas e guardadas num espaço físico de 2.840m². O diferencial do acervo do Museu Scheffel, selecionado pelo próprio artista para retratar a sua trajetória, está na qualidade técnica das obras, na diversidade temática e na integridade física das mesmas, e forma um dos maiores e mais qualificados acervos de um único artista em exposição no Brasil.

-- --