Caxias do Sul – Núcleo de Moda do Sindivest realiza edição 2015 do Fórum de Moda

Forum de Moda Nucleo de Moda do Sindivest
O Núcleo de Moda do Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Nordeste Gaúcho (Sindivest) realiza no o no dia 20 de maio de 2015, quarta-feira, das 18h30min às 22h30min, no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (Cic Caxias), a sétima edição do Fórum de Moda. O evento que vai propor o debate “BRASIL CRIATIVO: moda, consciência e felicidade” contará com a presença de empresários, profissionais criativos e estudantes de Moda. As vagas são limitadas e abertas ao público em geral. Mais informações pelo e-mail sindivest@sindivest.com ou pelo telefone (54) 3228-2112.

O 7º Fórum de Moda inicia com a palestra “Na Passarela: trends com WGSN”, ministrada pela gerente de contas sênior do Grupo WGSN Daniela Castello Bernauer, apresentando a análise de tendências das passarelas femininas e masculinas internacionais de inverno 2016.

Após o coffee break, inicia o painel “Brasil criativo: moda, consciência e felicidade”, também tema do evento, que propõe uma reflexão sobre o valor da moda na sociedade atual. A abordagem foi concebida pelo Núcleo de Moda, formado por profissionais e empresários do segmento da moda, que pesquisam as principais tendências de comportamento e consumo com o objetivo de identificá-las e traduzi-las às empresas têxteis da região Nordeste do Rio Grande do Sul.

Com pesquisa de conteúdo das profissionais Luciane Vicenzi e Priscilla Boff Ferronatto, o painel também vai ser mediado pelas duas pesquisadoras do Núcleo de Moda (Sindivest). Especialista em moda, formada e pós-graduada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com ampla experiência, Luciane presta assessoria a algumas empresas do RS. Priscilla é mestranda em Design Estratégico na UNISINOS, com especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2010) e graduação em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul (2007).

O “fazer moda” em um debate que vai transcender a escolha de uma peça de roupa: “Acredito que a moda está vivendo um momento de transição e precisamos começar a pensar em novas formas de ver o sistema moda, já que não se trata apenas de uma peça de roupa, mas de um sistema muito maior e mais complexo”, destacam. Neste sistema formado pelas instituições de educação, profissionais de criação, confecção, varejo e publicidade, Luciane e Priscilla defendem que é preciso repensar a forma de fazer moda. Para elas, o “fast-fashion” é um retrato do valor que a moda tem na sociedade atual. Em contrapartida, vive-se em um mundo que não está mais sendo capaz de lidar com esse processo produção/descarte na velocidade desenfreada em que se desenvolve.

Os participantes, juntamente, com os painelistas convidados vão refletir sobre a necessidade de uma desaceleração, um slow fashion sob o olhar da moda sustentável. Trata-se de um espaço aberto para a reflexão e troca de ideias, a fim de contribuir para o desenvolvimento das indústrias, pesquisadores, profissionais e estudantes da região. Um seleto grupo formado pelo chef Charlie Tecchio Colonetti, pela estilista Gabriela Basso, pelo religioso e professor universitário frei Jaime Bettega, pela pesquisadora Kalinca Susin e pela professora de Design de Moda Bernadete Venzon vão enriquecer a troca de experiências sobre o ritmo das mudanças no comportamento da sociedade na atualidade.

 

 

Programação
20 de maio, quarta-feira, das 18h30min às 22h30min, no auditório da Cic Caxias
18h30min – Credenciamento
19 horas – Na Passarela: trends com WGSN
20 horas – Coffee Break
20h15min – Núcleo de Moda apresenta “Brasil criativo: moda, consciência e felicidade”