Florianópolis – Exposição de Jonas Esteves será atração na Fundação Cultural Badesc

FLORIPA Exposição Jonas Esteves-1

 

Inspirada em seriados e desenhos animados da infância do artista, que trabalha com arte e tecnologia, a exposição “Execute-se”, de Jonas Esteves, abre nesta quinta-feira, 26 de junho de 2014, às 19h, na Fundação Cultural Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro), em Florianópolis/SC. A visitação acontece até 25 de julho, de segunda a sexta, das 12h às 19h. A entrada é gratuita.

 

 

FLORIPA Exposição Jonas Esteves-2 foto por Lucas Sabino

 

A mostra é uma espécie de manual de instrução de projetos, com ideias, desenhos e ficções que escondem em seu íntimo a devoção do artista pelas máquinas. Execute-se é a terceira exposição do ano selecionada pelo Edital Fernando Beck da Fundação Badesc e é dividida em Esquemas de montagem, Máquina do tempo, Máquinas de apoio, manutenção e suporte à vida e Robô companhia 1.0, que estabelecem uma narrativa de ficção científica.

 

 

FLORIPA Exposição Jonas Esteves-3

 

Os esquemas de montagem consistem em desenhos feitos em camadas de acrílico, com detalhes de projetos robóticos, que se complementam em um domínio tridimensional; a Máquina do Tempo é um vídeo sobre um mecanismo robótico em movimento; em Máquinas de apoio, manutenção e suporte à vida, o artista exibe uma classificação das máquinas já construídas por ele, e Robô companhia 1.0 é a materialização de um de seus projetos.