FIMEC 2015 – Feira do setor coureiro calçadista chega ao último dia nos pavilhões da Fenac

FIMEC 2015 último dia Fenac (1)

A FIMEC 2015 – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, que acontece nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, até sexta-feira (20.03.15) chega ao final com negócios positivos para grande parte dos 600 expositores que representam aproximadamente 1.200 marcas em exposição. “Chegamos ao último dia da FIMEC 2015 com a certeza de que o setor tem espaço e condições para crescer, tanto no mercado interno quanto no externo. A união das entidades, o investimento em inovação e a busca por conhecimento são fundamentais para isto, e é este clima que a feira proporciona”, destaca o diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam. Os resultados oficiais serão anunciados durante encontro com a imprensa programado para às 15h e que contará também com os representantes de entidades do setor.

ESTÚDIO E FÁBRICA CONCEITO – Além das novidades apresentadas pelos expositores, a Fábrica Conceito e o Estúdio FIMEC novamente chamaram a atenção do público. O Estúdio FIMEC é um espaço no qual mentes criativas do setor coureiro-calçadista encontram inspirações para o desenvolvimento de seus produtos. Christian Thomas, do Studio 10 e um dos organizadores do espaço, explica que, a exemplo do ano passado, mantiveram o trabalho de pesquisa comportamental. “Reconhecemos a importância das tendências de moda, mas batemos na tecla de que o desenvolvimento de produtos deve estar baseado em pesquisas de comportamento”, salienta. Para ele, os problemas não estão no mercado, mas nos produtos. “Precisamos estudar as pessoas, tudo começa no comportamento, mas, geralmente, se faz o caminho contrário”, afirma.

Já a Fábrica Conceito é resultado de uma parceria entre Fenac, Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC e Coelho Assessoria Empresarial, com apoio do SEBRAE/RS e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. A empresa Calçados Pegada, de Dois Irmãos/RS, produziu calçados masculinos, e a empresa Mulher Sofisticada, de Três Coroas, foi a responsável pela produção dos calçados femininos. O projeto contou com três linhas de produção em funcionamento, com a participação de aproximadamente 50 colaboradores. Cerca de 60 empresas participaram como parceiras da Fábrica Conceito, que teve como objetivos apresentar aos visitantes uma linha de produção de calçados com equipamentos de alta tecnologia, automatizados, processos que propiciem alta produtividade, matérias-primas e componentes de alta qualidade, sustentáveis e inovadores.

-- --