Feira Fimec 2019 : data e informações

Fimec 2019 Feira Fenac Novo Hamburgo
Fimec 2018 na Fenac em Novo Hamburgo / RS – Fotos : Talenttare

Feira FIMEC 2019

A Fimec 2019 (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) está marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS).

Estúdio Fimec 2019
O espaço é dedicado à experiência de moda, projetando as novidades para 2019 e oportunizando um momento de interação e experiência com a moda aos visitantes da Fimec. Neste ambiente inspiracional, o público entra em contato com produtos finalizados e construídos a partir de pesquisas de moda baseadas no comportamento do consumidor.

Recentemente, na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, foi realizado um encontro com as empresas fornecedoras de matérias-primas que participarão do espaço em 2019. Na ocasião, foi apresentado o conteúdo da pesquisa comportamental, que falará sobre as diversas gerações que participam, com mais ou menos atividade, do mundo virtual. Assim, o tema da próxima edição será Rel@ções Convergentes, abordando justamente esse envolvimento virtual, tanto de nativos da era digital (Geração Y-millennials, Geração Z-centennials, Geração Alpha) quanto de visitantes dessa era (Geração X e os Baby Boomers).

Para o estilista Christian Thomas, essa relação de gerações é o motivo principal das investigações de comportamento para o Estúdio Fimec 2019. “Relações Convergentes fala sobre as diferentes gerações que estão cada vez mais conectadas ao mundo virtual. Os que já nasceram dentro dessa realidade, chamados nativos, estão interagindo com os novos entrantes, denominados visitantes. Essa interação gera um novo comportamento que, por consequência, gera novas características para o consumo”, destaca Thomas.

A partir dessa apresentação, as equipes de trabalho visitarão cada empresa para detalhamento e aprofundamento do entendimento do conteúdo e, com isso, as empresas poderão desenvolver suas matérias-primas baseadas neste contexto.

Giro Fimec 2018


A Feira Fimec 2018 que aconteceu de 6 a 8 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo / RS, encerrou com balanço positivo em relação ao perfil dos visitantes e nas diversas ações voltadas para a informação, qualificação e negócios.

Fábrica Conceito
Em um novo espaço, Fábrica Conceito e Estúdio Fimec ganharam destaque logo na entrada do evento. No Estúdio Fimec o foco foi a informação de moda, inspiração e direcionamento para os visitantes quanto às novidades para as próximas estações. O tema Reconectar foi apresentado através de materiais e um ambiente lúdico e inspirador. Já a Fábrica Conceito, o funcionamento do maquinário exposto atraiu os visitantes. Com a fabricação de calçados em tempo real, foco na tecnologia e aumento da produtividade, o espaço funciona como uma indústria. Na fábrica, os visitantes puderam se atualizar quanto as novidades em maquinário de produção e processos que otimizam custos e tempo. O projeto Sola (Sistema de Operações Logísticas Automatizadas), da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) foi um dos destaques da Fábrica. O sistema permite reduzir custos de produção, rastreabilidade, possibilidade de crossdocking e reposição automática, controles e organização para gestão dos negócios e inventário em tempo real.

Forum Fimec 2018

Fórum Fimec
Um dos destaques da edição da feira foi o Fórum Fimec: Moda & Negócios. Em dois dias, o evento recebeu cerca de 600 pessoas em busca de conhecimento. No primeiro dia, o bate-papo com Luana Lanzini e Luana Savadintzky levou informação de moda e as apostas das marcas internacionais. Já a curadora Fashion, Claudia Bartelle comentou sobre estilo e ressaltou a forma como a moda está dinâmica e cheia de possibilidades. Por fim, o estilista Alexandre Herchcovitch falou de sua experiência e atuação dentro da marca de luxo. Já o segundo dia trouxe palestras sobre negócios. Larissa Dalto ministrou sobre Marketplace trazendo dados e estudos que apontam essa inovação no comércio online. Julio Martini provocou os visitantes a pensarem na produção de maneira diferente. John Wilson apresentou métodos de trabalho e trouxe indicadores do futuro dos processos produtivos.

abicalcados FF Exchange Feira Fimec

Rodadas de Negócios
O projeto FF Exchange viabilizou rodadas de negócios que envolveram seis indústrias de calçados (âncoras) e 14 empresas de componentes, curtumes e máquinas para o setor. A assistente de Projetos da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Carla Giordani, explica que a modalidade de negociação rápida, no estilo speed dating, na qual cada fornecedor tem cinco minutos cronometrados para uma apresentação objetiva ao possível cliente, está cada vez mais presente na cultura corporativa do setor calçadista. “Aqui, geralmente, é o pontapé inicial para uma negociação que vai ocorrer mais além, em visitas nas fábricas ou mesmo nos estandes durante a Fimec”, comentou.

.