Festivalma 2015 – Festival de cultura surf e praia vai agitar São Paulo e Santos no mês de junho

Festivalma 2015 Festival cultura surf praia São Paulo Santos

A edição 2015 do Festivalma vai celebrar a arte, cinema e a música do surf e da praia. Gratuito, o evento espera receber cerca de 20 mil pessoas no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, entre os dias 11 a 14 de junho de 2015 e 50 mil pessoas no parque Mário Santini, em Santos, no dia 13 de junho.

Na edição de 2015 o tema “Novas Conexões” traz uma programação extensa ao longo de 4 dias nas duas cidades. Em São Paulo, a área externa do Auditório do Ibirapuera funcionará como o ponto de irradiação para toda a p rogramação do evento – música, arte, cinema – em área aberta, reconfigurada como uma “praia urbana”.

“Elegemos Novas Conexões para discutir o atual momento do surf mundial. Estamos vendo uma mudança nas referências e inspirações do esporte que sempre olhou para lugares como Hawaii, Califórnia e Austrália. Hoje, essas influências estão se conectando com outras praias como as brasileiras, européias e até mesmo da costa leste americana. Há uma transição de uma ‘era aloha’ para uma mais global”, explica Romeu Andreatta, curador do Festivalm 2015.

Ao longo de 10 anos, o Festivalma já recebeu mais de 400 mil pessoas no evento. Somando todas as edições, o festival reuniu mais de 300 artistas, expôs fotos de mais de 400 fotógrafos e exibiu cerca de 150 filmes.

Música
O esperado Festival de Música traz para essa edição grandes nomes como o havaiano Makua Rothman, o cantor, compositor e produtor inglês Samuel J e como atração nacional Gabriel O Pensador.

Cinema
Aberto e interativo, o Festival Internacional Mormaii de Curtas-Metragens Surf e Praia tem o objetivo de dar luz a todos os tipos de produção audiovisual independentes que conversem com o universo surf e praia. O Festivalma Novas Conexões 2015 exibirá os melhores filmes (curtas-metragens e curtas-documentários) selecionados por votação aberta e análise de comissão julgadora no site oficial do evento.

A novidade é a categoria Video Selfie que tem como objetivo possibilitar a captação de si mesmo em situações de alegria, adrenalina e êxtase. Eternizando a emoção nos esportes e a relação entre ela e esta nova linguagem. Além da premiação em dinheiro para os três eleitos dos curtas, as respectivas produções, curtas e vídeo selfie, serão exibidas na mostra de cinema do evento.

Arte
Uma novidade dessa edição é a exposição Board Connection, instalação, dentro do parque, com pranchas customizadas por artistas e designers brasileiros e internacionais. Os nomes já confirmados são: Klaus Mitteldorf, Ju Martins, Rafael Calsinski, Henrique Pinguim, Demian Jacob, Juan Esteves, Ignacio Aranovich, Alexandre Vianna, Fernando Costa Netto, Mauricio Lima, Casami, David Carson, Vava Ribeiro, Cassio Leitão, Marina Zumi, Cadumen, Felipe Motta Motilha, Rafael Uzai, Leo Uzai, Sesper, Pedro Cezar (Pepe), Marcelus Viana, Binho Ribeiro, Presto, Daniel Melin e Paulo Von Poser.

Outra inovação desta edição será uma projeção de Video Mapping na empena do auditório do Ibirapuera abordando as novas fronteiras entre a arte, design e a cultura de praia.

Festivalma em Santos
Além da programação musical, o Festivalma levará a Santos o artista Andrés Amador que demonstrará sua arte nas areias da Praia do canal 1 . Baseado em São Francisco, Andrés realiza seu trabalho somente durante a maré baixa. Seus trabalhos não duram longos tempos e muitas vezes quando ainda está em andamento, a maré começa a voltar redefinir a tela. Isso fornece uma oportunidade para refletir sobre a natureza da impermanência, que serve como um lembrete de que o ato de criação é sua própria recompensa.

 

Festivalma Novas Conexões
Data: 11 a 14 de junho
Local: 11 a 14 de junho – Parque do Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo – SP
13 de junho – Parque Roberto Mário Santini – Posto 1 – Avenida Presidente Wilson, S/N – José Menino, Santos – SP, 11065-201
Entrada gratuita

-- --