Porto Alegre – Iº Festival Fotográfico Cultura com Mate acontece de 26 a 29 de maio na Usina do Gasômetro

Festival Fotográfico Cultura com Mate - Foto divulgação
Festival Fotográfico Cultura com Mate – Foto divulgação

Uma tradição que teve início com os índios paraguaios e faz parte da cultura do sul da América do Sul até os dias atuais, é o chimarrão ou mate. No Rio Grande do Sul, é muito comum ver uma cuia passando de mão em mão. Seja no trabalho ou nos momentos de lazer ele é companheiro fiel de um grande número de pessoas.

Foi pensando justamente neste hábito saudável de sorver o chimarrão que o Clube do Mate Oficial idealizou o Iº Festival Fotográfico Cultura com Mate, evento que acontecerá entre os dias 26 e 29 de maio de 2016, das 14h às 20h, no Centro Cultural Gasômetro, em Porto Alegre / RS. O evento é aberto ao público com atividades gratuitas.

Exposição
Na 1ª etapa a organização recebeu imagens de cinco países, sete Estados e 150 cidades. Das fotos inscritas, 73 foram selecionadas pelo júri formado por Elton Saldanha (Cantor e Compositor), Guri de Uruguaiana (Humorista), Izabel Paludo (Sindimate-RS), Laine Valgas (Jornalista) e Roberto Ferron (Ibramate).

Música
Haverá um Pocket Show com o cantor internacional Gahuer Carrasco, na sexta-feira (27.05.16), às 18h30. Com uma vertente musical que vai do Blues ao Clássico, o cantor irá interpretar canções do seu novo álbum “Sem Limites”. Com voz e violão, promete encantar os visitantes da exposição com um repertório que inclui músicas próprias e interpretações consagradas, entre elas, “Só Pra te fazer Feliz”, “El Tiempo Pára”, “A Despedida” e “Astúrias”.

Sábado é dia dos “Patudos”
No sábado, das 09h às 18h, será realizada arrecadação de ração para a ONG S.O.S. Vira latas de Viamão, que atende 257 cães e 40 gatos recolhidos das ruas e tratados para adoção. A entidade tem uma demanda média de 100kg de ração/dia e sobrevive das doações recebidas na “Campanha da Ração na Usina”. Como tradicionalmente ocorre, no local não haverá adoção de animais. Quem desejar, também poderá levar ração no domingo.

Mateada da Fraternidade
Para encerrar com chave de ouro, no domingo, das 14h às 18h, a “Mateada da Fraternidade”. O evento conta com distribuição gratuita de erva-mate e água quente, além de manifestações artísticas e culturais da própria comunidade – Capoeira, Orientação Nutricional, Medição da Pressão, entre outros – e a arrecadação de alimentos não perecíveis destinados às entidades filantrópicas que, em Porto Alegre, será destinado ao Instituto Brasileiro de Amparo ao Excepcional (IBRAMEX)

Clube do Mate Oficial
É uma comunidade, não é empresa, e tem com o objetivo de reunir os tomadores de mate, aproximar culturas e difundir este hábito saudável de tomar o chimarrão.