Festimalha 2014 encerra com aumento nas vendas

Festimalha – Feira de moda malha tricot – Foto Mauro Stoffel

A edição 2014 do Festimalha terminou no domingo, 1º de junho de 2014. Durante os 20 dias de evento, cerca de 90 mil pessoas estiveram no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. As vendas tiveram um aumento de pelo menos 10%.

“Apesar da crise nós seguimos crescendo. O que mais importa para a organização é que o os expositores continuem produzindo produtos de alta qualidade, para que o consumidor retorne a cada ano para novas compras”, afirma o coordenador do evento, Neander Willrich Port. Para 2015, as malharias do Município se agendam para o calendário previsto para o ano. Cerca de 30 % da indústria local é composta pelo setor malheiro.

Neste domingo também foi realizada a Corrida Festimalha 25 anos. Com largada e chegada no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, a prova teve um percurso de 6 Km pelas ruas da cidade.

O coordenador do Festimalha 2014, Neander Willrich Port afirma que a corrida foi muito positiva para o evento. “Apesar de o tempo prejudicar um pouco a participação das pessoas, a atividade teve uma boa aceitação e ajudou a divulgar o Festimalha como um todo. Que essa seja a primeira de muitas”.

Um dos organizadores da Corrida Festimalha, Fábio Roese, salienta qu e o retorno dos participantes foi muito bom. “Cerca de 470 corredores de 37 cidades diferentes inscreveram-se para a prova. Sempre pensamos em um bom percurso para que a corrida se torne um desafio para as pessoas que participam”.

Finais de semana temáticos: A principal novidade de 2014 foram os finais de semana temáticos.

Primeiro final de semana: Cultura Germânica.
O principal destaque ficou por conta das bandinhas alemãs e das apresentações de grupos de danças folclóricas. No sábado, foi feito o la nçamento oficial do livro ‘Tecendo o futuro: Festimalha 25 anos’.

Segundo final de semana: Beleza e Moda Pet.
Na segunda semana, o Festimalha recebeu o público com o Espaço Beleza e montou um local especial para receber os animais de estimação dos visitantes. No domingo, 11 de maio, o modelo Paulo Zulu participou do desfile do Festimalha.

Terceiro final de semana: Fashion Weekend.
Além de um desfile especial com peças criadas exclusivamente para os 25 anos do evento, foi nesse final de semana que ocorreu o 12º Prêmio Festimalha. Aline Fredrez, aluna da UCS venceu o concurso com a coleção ‘Subcultura’.

Quarto final de semana: Cultura e Lazer.
Diversas exposições e apresentações musicais marcaram esses quatro dias. No domingo, o destaque ficou por conta da final do Casting Festimalha by JOY Model Management. O casal vencedor, Amanda de Oliveira, 18 anos, de Farroupilha; e Kleiton Venturin, 19 anos, de Flores da Cunha, ganhou um contrato de um ano com a agência Joy Models Management, além de um book fotográfico.

Quinto final de semana: Esporte e Saúde.
O último final de semana colocou o público para se exercitar com aulas de dança, power jump, body pump, RPM, entre outras. Na sexta-feira, 30 de maio, o Festimalha realizou o tradicional concurso Top Model 3ª Idade. Este ano, foram escolhidos dois casais: um de Nova Petrópolis (Silverna Mucke Witt, 65 anos, do Grupo Vila Rica, e Guido Fassbinder, 65 anos, do Grupo Vale das Hortênsias) e outro dos grupos visitantes (Rita Holstein, 66 anos, do Grupo de Teatro Ousadia da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, e Evivaldo Calgaroto, 67 anos, do Grupo Conviver, de Estância Velha). No domingo foi realizada a Corrida Festimalha 25 anos.

Festimalha 2014
O Festimalha contou com a participação de 51 malharias, cinco lojas de acessórios e 10 estandes na praça de alimentação. Desfiles de moda, lazer, bondinho, espaço chimarrão, espaço infantil, espaço maridódromo e conexão wi-fi também estão na lista das opções que o evento ofereceu ao público visitante. O evento foi criado em 1990 para incrementar os negócios das malharias de Nova Petrópolis e promover o turismo na Região das Hortênsias. A realização do festival é da ACINP – Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis e tem apoio da Prefeitura Municipal.