Sicc 2016 – Feira começa superando expectativas e com boas notícias para o setor calçadista gaúcho

Feira SICC 2016 Merkator Feiras e Eventos - Foto Dinarci Borges - FlashTOP
Feira SICC 2016 Merkator Feiras e Eventos – Foto Dinarci Borges – FlashTOP

 

A Feira SICC 2016 – Salão Internacional do Couro e do Calçado,  que começou na segunda-feira (23.05.16 ), no Serra Park, em Gramado / RS,  e que apresentará até quarta-feira ( 25.05.16 ) aos lojistas multimarcas os lançamentos em calçados e acessórios para a primavera 2016 verão 2017, teve seu início superando expectativas. O bom movimento nos corredores e nos estandes, número de expositores, estacionamento lotado surpreendeu os participantes. O cenário político e econômico recheado de incertezas mostra que começa a surgir a necessidade de sobrevivência do negócio.

Feira SICC 2016 Merkator Feiras e Eventos - Foto Dinarci Borges - FlashTOP
Feira SICC 2016 Merkator Feiras e Eventos – Foto Dinarci Borges – FlashTOP

O expositor está atras de lojistas e os lojistas estão atras de bons negócios. Entre eles, está o SICC, um agregador, uma vitrine que possibilita fabricantes de calçados e acessórios negociarem suas criações com lojistas multimarcas potencias de todo o país.

Feira SICC 2016 Merkator Feiras e Eventos - Foto Dinarci Borges - FlashTOP
Feira SICC 2016 Merkator Feiras e Eventos – Foto Dinarci Borges – FlashTOP

Tamanho
A 25ª edição do Sicc é ‘levemente’ menor que a anterior. Mas, muito maior que aquela esperada para um período de ccrise. Praticamente não há espaços vazios, ociosos, nos três pavilhões, que juntos somam aproximadamente 25 mil metros de área. Percorrendo os corredores da feira, o visitante, encontrará mais de 350 expositores. Chama a atenção nesta edição os diversos espaços coletivos que agrupam num só espaço pequenos e médios produtores de pólos calçadistas.  Novo Hamburgo, Franca, Igrejinha e Sapiranga estão com áreas exclusivas.

Abre aspas
“Tivemos um primeiro dia de muita movimentação, com pedidos sendo fechados e encaminhando o sucesso da feira”, afirmou o diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora do evento, Frederico Pletsch.
Expositores
“Estamos com o ânimo renovado. A economia sinaliza uma melhora e temos que estar prontos para a retomada. Acredito que a feira será muito positiva para todos”, destaca Marlin Kohlrausch presidente de indústria de calçados infantis sediada em Parobé (RS). “A expectativa é a melhor possível. Essa é uma feira na qual fechamos vendas, mas também abrimos negociações que gerarão pedidos em um futuro próximo”, explica Orceni Bernardi  diretor de fabricante de calçados om sede em Três Coroas (RS).

Lojistas
Eles chegam ao SICC com a expectativa de conhecer as principais tendências do mercado e renovar as vitrines para o segundo semestre do ano, período em que tradicionalmente as vendas no varejo estão em alta. As opções variadas em todos os segmentos atraíram os lojistas Hani Ihlal e Francisco Carlos Oliveira, de São Paulo, diretores da Umara Sports, rede com seis lojas. Eles estão em Gramado pela primeira vez em busca de um perfil bastante específico de produto: os calçados esportivos. “Viemos inicialmente para conhecer a feira e buscar novos fornecedores. Esse é um momento importante para firmar boas parcerias”, explica Ihlal.

Representando a Loja Perfil, uma rede com 35 lojas nos estados do Sergipe, Bahia, Pernambuco e Tocantins, o empresário Francindo Lourenço do Sacramento Filho atravessou o Brasil para renovar os estoques de toda a rede. “Procuro produtos bem diversificados, por isso a feira é o lugar certo. Aqui tenho acesso a todas as novidades em um só lugar. Além de comprar agora, eu aproveito esse conhecimento das novas coleções para fechar pedidos quando voltar para Sergipe”, explica o lojista, que vem pelo quarto ano ao SICC.

Além de conhecer novos fornecedores, os lojistas chegam ao SICC também em busca de repor estoques com fabricantes que já são parceiros. “Mesmo já conhecendo os expositores, é importante estar na feira para repor os estoques. Esse ano tem uma particularidade positiva, que é o frio, que chegou cedo. Com isso, os estoques da coleção de inverno vão se esgotando e no final de agosto já renovamos as vitrines com os lançamentos de verão. Produtos que despertem desejo de compra, com preços atrativos, são sucesso absoluto”, explicam os diretores das Lojas Paludo, David e Elias Paludo, que respondem pela rede de 47 lojas.

Diretores da Merkator Feiras e Evento - Frederico e Roberta Pletsch - Foto Dinarci Borges - FlashTOP
Diretores da Merkator Feiras e Evento – Frederico e Roberta Pletsch – Foto Dinarci Borges – FlashTOP

Governador
Os diretores da Merkator Feiras e Eventos, Frederico e  Roberta Pletsch , promotora do SICC, devem se sentir orgulhosos do empreendimento. Fazer uma feira com este tamanho neste momento que o Brasil vive é uma façanha. Mais, o  Salão Internacional do Couro e do Calçado alcança um prestígio importante junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Na segunda-feira a tarde, o governador José Ivo Sartori , assinou no hall de entrada da feira,  o decreto que prorroga, de 1º de junho de 2016 a 31 de maio de 2017, o incentivo que prevê a redução de 12% para 11% a alíquota do imposto nas saídas do sapato gaúcho.  “Temos de assegurar a competitividade das nossas indústrias, por isso assinamos esse decreto”, afirmou Ivo Sartori.. “Não podemos desistir dos nossos eventos. São ele que dão a oportunidade para que o setor tenha visibilidade na sociedade, e mostram a importância dele pavimentando o caminho para o crescimento”, ressaltou o governador em referência ao SICC. A medida assinada atende pleito do setor coureiro-calçadista, objetivando manter sua competitividade diante da concorrência, tendo em vista a existência de benefício fiscal semelhante em outras unidades da Federação. O ato também contou com a presença de secretários, deputados estaduais, políticos locais e representantes do setor calçadista gaúcho.

Feira SICC 2016 Merkator Feiras e Eventos - Foto Dinarci Borges - FlashTOP
Feira SICC 2016 Merkator Feiras e Eventos – Foto Dinarci Borges – FlashTOP

Percepção
O lojista está mais exigente em relação a seleção dos produtos que levará à sua loja. A observação parece óbvia e até desgastada por frequente uso. Mas é uma verdade pontual. Coleções menos trabalhadas, simples, produzidas com material de qualidade inferior, sem design e tecnologia perdem espaço e geram certo desinteresse dos lojistas. Os estandes que apresentam coleções com peças criativas, brilhos, pedrarias, design e com preço maiores para um público mais exigente foram aqueles que tiveram o melhor movimento de negócios na segunda-feira (23.05.16)

Lançamentos interessantes
::  Sapatilhas desenvolvidas com materiais tecnológicos que acompanham a anatomia dos pés, assim como uma meia.
Sicc Feira da Moda Verao 2017 Calcados femininos
:: Flats  podem ser lavados na máquina, mantendo o seu estado de conservação e aparência impecável. Outro lançamento que segue este conceito é um tênis infantil  Pratico!
:: Outro lançamento que chamou a atenção é o calçado feminino customizado. Você cola as etiquetas e personaliza o calçado de acordo com o momento criando várias estampas.

Olhar – Calçados femininos
Os saltos são altos e chegam com metal ou estampados
Os spikes marcam também presença em algumas coleções com design mais antigo
Os brilhos! O verão é para brilhar e refletir os raios solar. Tem brilho na sapatilha, na bota, na sandália, em quase tudo.
Pedrarias com tamanho max estão presente nas rasteirinhas e chinelos. Algumas até desproporcionais, dando um ar pesado ao calçado.

Sicc Feira da Moda Verao 2017 Calcados masculinos

Olhar – Calçados masculinos
Calçados masculinos reverenciam um estilo urbano e casual. Siders, drivers, abotinados e modelos casuais são os eleitos da temporada. Solados extremamente flexíveis. Couros naturais e macios, bem como as camurças, continuam protagonizando os pés masculinos. Zippers e elásticos surgem como adornos charmosos. A cartela traz tons terrosos, preto e off-white.  Para os mais ousados, não é o caso, calçados em vermelho, azul e amarelo.

Feira SICC 2016 Merkator Feiras e Eventos - Foto Dinarci Borges - FlashTOP -03

Estação3
O espaço que tem a praticidade e a comodidade de um shopping conta com uma programação visual diferenciada e bacana. Vale a pena conhecer! Fica no terceiro pavilhão.

Feira SICC 2016 Merkator Feiras e Eventos - Foto Dinarci Borges - FlashTOP
Feira SICC 2016 Merkator Feiras e Eventos – Foto Dinarci Borges – FlashTOP

 

Cobertura do SICC você confere nos sites
:: sicc.sortimentos.com
:: modaeventos.com.br/category/sicc-feira-de-calcados/

Fábio Juchen, fundador do site Sortimentos.com, participa da Feira SICC 2016 como convidado da Merkator Feiras e Eventos