Fabricante de pneus Bridgestone reduz consumo de água em suas fábricas no Brasil

Fabrica Bridgestone em Santo Andre SP

Bridgestone no Dia Mundial da Água

A fabricante de pneus Bridgestone, comemora o Dia Mundial da Água, implementando ações para reduzir o consumo de água bem como dando continuidade aos projetos já existentes nas plantas de Santo André (SP), Campinas (SP), Mafra (SC) e Camaçari (BA). Esta é uma conduta alinhada ao compromisso global de responsabilidade social da empresa, “Nosso Jeito de Servir”, que trabalha continuamente a favor de uma sociedade mais sustentável.

Na fábrica de Santo André, por exemplo, uma estação de tratamento processa 100% do efluente industrial que é reaproveitado na própria linha de produção. Além disso, mais de 75% da água utilizada na fábrica, empregada exclusivamente na geração de vapor, provém de água de reúso para aplicação industrial. A economia promovida com este projeto é suficiente para fornecer água potável a 120 residências no município diariamente.

Em Campinas, desde 2016, a água dos aparelhos de ar condicionado instalados nas salas climatizadas é reaproveitada para abastecer o tanque de combate a incêndio. É possível captar, a cada três dias, cerca de mil litros de água dessa forma. Complementar a esta medida, diversas outras iniciativas vêm sendo adotadas, como a troca de equipamentos antigos por outros mais novos e econômicos, e a realização de atividades de conscientização junto aos funcionários da unidade, prezando o comportamento sustentável no ambiente fabril.

A conscientização dos funcionários, aliás, também tem sido reforçada na planta de Mafra, onde regularmente são realizadas palestras e diálogos visando a redução do consumo de água no ambiente industrial. Esta ação, somada a outras medidas de melhoria implantadas na unidade, diminuiu em 20% o consumo de água na planta.

“As fábricas da Bridgestone na América Latina estabeleceram indicadores específicos em seus processos de produção, logística e matérias-primas, dirigidos, entre outros aspectos, à diminuição do consumo de água”, comenta Rioji Hirokawa, diretor executivo de manufatura da Bridgestone para América do Sul.

Já na unidade da empresa em Camaçari, está em fase de desenvolvimento um projeto para captação de água pluvial. A ideia é, após o devido tratamento, utilizar esta água nas torres de resfriamento da planta. Ainda na unidade, foi implantado um sistema de abastecimento totalmente automatizado, cujo funcionamento se dá por sensores monitorados continuamente, o que evita perdas na utilização da água. A implementação destas ações contribuiu para a redução no consumo de água da planta em 45%, com expectativa de ampliar este índice dentro dos próximos meses.

Bridgestone
Com sede em Tóquio (Japão), a empresa também atua nos segmentos de molas pneumáticas; produtos químicos para aplicações em construção civil, como materiais de impermeabilização; borracha industrial; e artigos desportivos, entre outros. Seus produtos são vendidos em mais de 150 países em todo o mundo. No Brasil, a fabricação de pneus das marcas Bridgestone e Firestone está distribuída nas unidades de Santo André (SP) e de Camaçari (BA). A companhia possui também duas fábricas de bandas de rodagem e partes de borracha para reforma de pneus, instaladas em Campinas (SP) e Mafra (SC).