FIMEC 2018 : Fábrica Conceito apresentará sistema de automação logística

Fimec 2018 Feira Fimec 2018 Sortimentos


Feira Fimec 2018 na Fenac em Novo Hamburgo – Abicalçados – Sola Sistema de Operação Logísticas Automatizadas – Fábrica Conceito

A Fábrica Conceito na Fimec 2018, feira que reunirá toda a cadeia produtiva do setor coureiro calçadista entre os dias 6 e 8 de março, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, mostrará em tempo real a produção de calçados com o que há de mais avançado em tecnologia de máquinas, couros e componentes, através do Sistema de Operação Logísticas Automatizadas (SOLA), da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

A nona edição da Fábrica Conceito ganha espaço de destaque dentro dos pavilhões da Fenac, o que deve, “mais que dobrar a visitação”. “Também importante citar que traremos inovações importantes para os empresários, tecnologias que estão de acordo com o conceito da Indústria 4.0, além de todo o viés social e ambiental do projeto, já que os três mil pares que serão produzidos serão doados a instituições de caridade e os resíduos do processo reaproveitados”, adianta Luiz Coelho, diretor de empresa de Assessoria Empresarial.

O presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, frisou a importância da união das entidades da cadeia coureiro-calçadista. “Vivemos um tempo dramático, no qual estamos cada vez mais expostos à concorrência internacional. Precisamos encontrar propostas intramuros para aumentar a nossa competitividade e criar condições para o desenvolvimento do setor, o Sola é exemplo desse esforço”, disse, acrescentando que o Brasil passa por grandes dificuldades estruturais para o sistema produtivo, especialmente no que diz respeito ao Custo Brasil, como alta carga tributária, exceção de regulamentações e problemas de infraestrutura logística.

Apresentando o Sola, o consultor da Abicalçados, Igor Hoelscher, acrescentou que não adianta ter o melhor produto se ele não chegar no tempo certo ao consumidor. “Para uma indústria que trabalha com moda, a rapidez do processo é muito relevante, então precisamos estar atentos à qualidade dos dados e aos processos que possam padronizar essa comunicação desde o fornecedor até o varejo”, comentou. Segundo ele, o Sola promove justamente isso, a qualificação e agilidade na comunicação. “Nesta edição da Fábrica Conceito, mostraremos como o sistema de RFID pode auxiliar a cadeia calçadista na missão de identificação dos volumes tanto dentro como fora da fábrica, com a rastreabilidade total das operações”, contou o consultor. Todo o processo de controle do processo poderá ser acompanhado, em tempo real, em painéis instalados na feira e também por meio de aplicativo em smartphones.

Sola
A metodologia, fundamentada em padrões globais GS1 e boas práticas para processos, faz o gerenciamento e monitoramento de todas as informações da produção de uma fábrica de calçados, o que permite rastreabilidade total. A novidade para 2018, que será apresentada na Fimec, será o controle de volumes (caixa coletiva e corrugado) por tags de RFID (radiofrequência), uma alternativa aos códigos de barras para identificar mercadorias a alguma distância do scanner.

Feira Fimec 2018
A 42ª edição da Fimec, considerada uma das maiores feiras do setor coureiro calçadista, contará com mais de 500 expositores que apresentarão lançamentos em couros, produtos químicos, componentes, máquinas, equipamentos e tecnologias para calçados e curtumes.

.