Dragão Fashion Brasil 2016 começa hoje quarta-feira com 6 desfiles

Dragao Fashion Brasil 2016 DBF 2016 foto divulgacao 01

A partir de hoje, quarta-feira (04.05.16) acontece a edição 2016 do Dragão Fashion Brasil – DBF, no belo no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza. O evento de moda autoral chega inspirado no tema “Sangue Latino” destacando a Colômbia, país com consolidada indústria têxtil.

Com programação até o dia 7 de maio, o DFB 2016 repete o sucesso da megaestrutura montada no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, que recebeu 25.000 pessoas na edição passada. Ao longo de quatro dias, o DFB 2016 vai apresentar 32 desfiles autorais assinados por 22 criadores brasileiros e convidados de destaque nos países vizinhos, além dos coletivos que promovem fashion shows de projetos de referência apoiados pelo evento, como “Concurso dos Novos” e “Comunidade Moda”.

Novidades
Grande novidade é a conexão Brasil-Colômbia responsável por trazer novidades exclusivas ao evento. Entre elas, o “Mano a Mano” que apresenta o I Seminário Internacional de Moda, Cultura e Desenvolvimento, dentro da programação do Dragão Pensando Moda (DPM); desfile da marca colombiana Lenerd; e a exposição “Artesanías de Colombia”, mostra com objetos de moda e design assinados por criadores colombianos. Em 2016, o local também ganha novos espaços para sediar uma programação nos três eixos de atuação do evento: Moda e Design; Moda, Cultura e Comércio; e Multicultural; além de projetos paralelos apoiados e promovidos pelo DFB.

Na passarela 6 desfiles
A programação começa às 17h com a apresentação dos selecionados no Concurso dos Novos- SENAC Santo Amaro (SP), IDECC (CE), IESB (DF) e UNIFOR (CE). Depois, às 19h, é a vez do estilista André Sampaio mostrar peças inspiradas na presença da luz no mar e construídos a partir da manipulação de tecidos em algodão, linho, organza plissados, pragueados e drapeados. Para às 19h30 está programado o desfile de Almerinda Maia com a coleção “Luxo no Paraíso”, inspirada no filme “Bonequinha de Luxo” e mixando a estética da protagonista do longa estrelado por Audrey Hepburn com a ideia de mulher moderna e sofisticada que marca presença em diversos ambientes. Às 20h, estilista baiano Jeferson Ribeiro evoca o ‘Khaos’ em coleção multiétnica que propõe um novo sexy e que tem como inspiração a escrita alegórica de Mário de Andrade, deformação geométrica do Expressionismo Alemão e hibridismo cultural presente no encontro dos ameríndios, africanos e europeus. A noite de desfiles continua às 21h com as criações da estilista Rebeca Sampaio que mostra um novo olhar da mulher sertaneja. Nas peças, ela celebra um sertão moderno, sem deixar de lado o artesanato e o folclore da região. Encerrando o primeiro dia do DBF 2016, às 21h, Lindeberg Fernandes exibe sua criações inspiradas em lembranças afetivas e na cultura popular.

Convites
Os convites serão distribuídos GRATUITAMENTE durante o evento, no próprio Terminal, a partir das 16 horas. Cada pessoa poderá escolher, por dia, dois desfiles, podendo retirar dois convites para cada desfile.

Dragao Fashion Brasil 2016 DBF 2016 foto divulgacao 02

Como ir ? Vá de ônibus especial
Em 2015, o editor Fábio Juchen de sortimentos.com usou e aprovou. Se for mantido o mesmo serviço, é uma ótima opção. Para facilitar o acesso ao evento, o DFB disponibiliza traslado gratuito por ônibus até o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza. Os veículos saem, a partir das 15h, da parada do Top Bus, no Shopping Iguatemi, com rotas de hora em hora. O último retorno do terminal será às 23h.

Como ir ? Alternativas
Quem optar por transporte público ou preferir estacionar o carro na Praça da Marinha, ao lado do Grande Moinho Cearense, serão disponibilizadas vans, também gratuitas, com saídas e retornos regulares até o Terminal, a partir das 15h. O estacionamento no Terminal Marítimo de Passageiros é totalmente gratuito.

Comidinhas
No DFB Street Food, meeting point composto por restaurantes com foco na alta gastronomia, em formato informal, com todo o charme da comida de rua. Os estabelecimentos que trazem suas experiências gastronômica são: Tangerina Bistrô; Chef Rafael Sudatti; Suvaco de Cobra; Chef Pedro Emilio; O Banquete; e Salut Bistrô. Já o Food Square consiste em uma praça de alimentação alternativa composta pelos melhores food trucks de Fortaleza. Entre as marcas confirmadas, estão Mr. Brown; La Churrê; Citron Patisserie; Black Pizza; Dog Zone; Koni Street; Don Meatballs; Clube Do Açaí; Snacks Street; e El Chancho. O Espaço Costume Saudável também estará presente no evento, tendo como participantes Hortaliça; Mercadinhos São Luiz; Gelateria Belucci; e Anna Paula Doceria.

Coletiva
No primeiro dia do evento, organizadores e apoiadores do DFB 2016 se reúnem para uma coletiva de imprensa, às 16h30, com a presença de Cláudio Silveira (diretor do DFB), Paulo Vitor Feitosa (Quitanda das Artes); Ana Cláudia Martins (Senac/CE); Élcio Batista (Casa Civil); e representantes da Coelce, Pena, Canatiba, Sebrae/CE, Senai e da prefeitura de Fortaleza. Na ocasião, os convidados revelam todos os detalhes da programação e reforçam a importância do DFB para a conjuntura sócio-econômica-cultural estadual e nacional.

-- --