Mostra ‘Via Láctea, as estrelas que não vemos’, do fotógrafo Fredy Vieira, no Aberto Caminho de Artes em Porto Alegre

Foto de Fredy Vieira

A mostra “Via Láctea, as estrelas que não vemos” do fotógrafo Fredy Vieira está aberta à visitação gratuita até o dia 10 de dezembro de 2017, no Aberto Caminho de Artes ( na Rua Marechal Floriano Peixoto, 760 – Caminho dos Antiquários – Centro Histórico ), em Porto Alegre / RS. A exposição que pode ser conferida de segunda a sexta, das 14h às 18h e sábado, das 10h às 15h, destaca o que não vemos nas grandes cidades, devido ao uso incorreto da iluminação, e alerta sobre os perigos da Poluição Luminosa (PL).

Sistemas de iluminação inadequados estão relacionados a diversos problemas de saúde. A iluminação noturna pode alterar os ritmos circadianos (relógio biológico), causando problemas de sono. Pode estar associada a problemas como depressão e câncer. Novas tecnologias de iluminação podem e devem ser usadas para que esses efeitos nocivos sejam diminuídos. É bom lembrar que a PL é prejudicial, também, aos animais e plantas. Cidades como a Flórida, nos Estados Unidos, já adotaram medidas que diminuem esse tipo de poluição trazendo benefícios à população e ao ecossistema.

Foto de Fredy Vieira

É com o intuito de mostrar o brilho do céu que não conseguimos ver a noite devido à poluição luminosa que Fredy expõe 14 imagens de nightscapes em diversos formatos, e que retratam as estrelas e principalmente a Via Láctea. A curadoria é de Anaurelino Corrêa de Barros Neto.

-- --