ExpoPalmas 2016 – Exposição Agropecuária de Palmas recebeu 50 mil visitantes

ExpoPalmas 2016 - Foto divulgação
ExpoPalmas 2016 – Foto divulgação

Cerca de 50 mil pessoas visitaram a ExpoPalmas 2016 – Exposição Agropecuária de Palmas em Tocantins, de 12 a 19 de junho de 2016, no Parque de Exposição do Sindicato Rural de Palmas e Região. O último dia, domingo (19.06.16) contou com a grande final do Circuito Barretos de Rodeio e da prova dos três tambores, além de show com Israel Novaes e festa com o Dj Jesus Luz.

A 16ª edição da ExpoPalmas levou uma programação diversificada que agradou ao público palmense: artesanato, gastronomia local, parque de diversões, show pirotécnico, cavalgada, Queima do Alho, escolha da rainha ExpoPalmas 2016, show com artistas regionais e de renome nacional e a presença inédita, na capital, do maior rodeio da América Latina e um dos maiores do mundo, o Circuito Barretos de Rodeio.

O público de 15 mil pessoas no sábado (18.06.16) lotou a arena para prestigiar o rodeio e o show com a dupla Marcos e Belutti. Nos oito dias de evento também subiram aos palcos a dupla Breno e Diogo, com participação especial de Cleyton Bastos e Diego, o sertanejo gospel de Daniel e Samuel, o Circuito Brasil Viola Instrumental, a cantora e compositora Morena Reis, o cantor Léo Magalhães e os músicos Zé Ricardo e Tiago.

Campeões
A vencedora da Queima do Alho, realizada após a cavalgada do dia 12 de junho, foi a comitiva Os Brutos. A comitiva Pé de Pano conquistou o segundo lugar e a comitiva Simprão de Tudo, a terceira posição.

Na prova dos três tambores, a grande campeã foi a amazona Gessyca Moraes, que levou para casa uma moto 0 km, uma sela estilizada e uma premiação em dinheiro. Gessyca já foi campeão mundial de três tambores, titulo conquistado em 2013, nos Estados Unidos, e levou a tocha olímpica durante a sua passagem pela capital.

Já o grande campeão do rodeio da etapa ExpoPalmas foi Ademir Cândido, de Terra Boa (PR). Aos 43 anos de idade, o competidor mostrou domínio sobre o touro e técnicas de montaria e irá representar Palmas no Circuito Barretos de Rodeio, realizado de 18 a 28 de agosto, onde concorrerá ao título mundial. “Foi a primeira vez que vim aqui e que competi no Tocantins. Para mim será uma honra representar essa cidade no rodeio de Barretos”, afirma.

O tocantinense de Araguaína, Ronaldo Coutinho, é competidor em touros há oito anos e ficou entre os cinco finalistas que disputaram uma vaga para representar a cidade de Palmas em Barretos. O peão, que é uma referência do esporte no Estado, montou um touro difícil e subiu ao pódio com a quarta colocação. “Já participei do rodeio de Barretos, em 2011, e a etapa ExpoPalmas é a quarta do Circuito que participo. Podem ter certeza que dei o melhor e mim e vou continuar representando o Tocantins”, diz Coutinho, que já levou para casa vários prêmios em competições estaduais e nacionais.

-- --