Feira Expointer 2016 – Fábio Juchen na maior feira agropecuária da América Latina

Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio / RS - Expointer 2016
Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio / RS – Expointer 2016

De 27 de agosto a 04 de setembro de 2016, acontece no Parque de Exposições Assis Brasil (BR 116, Km 13, s/nº), em Esteio, a 25 km de Porto Alegre, a Expointer 2016, maior feira a céu aberto da América Latina e um dos maiores eventos de agronegócios do mundo. São 141 hectares onde estão distribuídos pavilhões cobertos, área de exposição, espaços para leiloes, auditórios, locais para julgamentos, estacionamento, postos médicos, restaurantes e agências bancárias.

José Ivo Sartori - Governador do Estado do Rio Grande do Sul na Expointer 2016 - Foto Palácio Piratini
Jose Ivo Sartori Governador do Estado do Rio Grande do Sul Expointer 2016

O governador José Ivo Sartori, o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, juntamente com autoridades federais e estaduais, participaram da solenidade de abertura na manhã de sábado (27.08.16),  uma hora e meia após a abertura dos portões do Parque Assis Brasil. O tema da Feira é “Com o campo, o Rio Grande dá certo”.

Governador
José Ivo Sartori enfatizou as ações em parceria com as entidades representativas dos diversos setores. Entre elas, o decreto que simplificou o licenciamento ambiental e reduziu o tempo para encaminhar o pedido; as diretrizes para orientar o produtor para solicitar a outorga de água e a obtenção de alvará para armazenagem e construção de reservatórios para a irrigação; a Lei do Leite que garante mais segurança na mesa do consumidor; o programa Conservar para produzir Melhor (manejo de água e solo de forma sustentável); e o projeto de lei do marco regulatório das florestas plantadas que tramita na Assembleia Legislativa.

“O governo do Estado é parceiro do setor primário. Precisamos aprimorar a integração entre lavoura e pecuária, expandir o treinamento na área de gestão de propriedades, particularmente na agricultura familiar, e incentivar a permanência dos jovens no campo, indispensável para proteger a produção. A recuperação econômica do Rio Grande do Sul, começa pelo setor primário em todas as suas vertentes. O ‘agro’ representa mais de 40% do PIB estadual e suas consequências virtuosas se espalham por todos os setores da economia”, disse o Governador. Sartori reconheceu que para atingir estes objetivos é preciso melhorar a infraestrutura e logística de transporte, ampliar a oferta de geração de energias limpas e de novas tecnologias que possam aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos.

Violência
Durante a abertura oficial da 39ª Expointer, o governador José Ivo Sartori destacou o agravamento da violência. “Nós não criamos a violência que existe hoje no Rio Grande do Sul. Mas todos nós estamos trabalhando juntos para acabar com ela, custe o que custar”, enfatizou o governador. No domingo (28.08,16) chegam ao Rio Grande do Sul os integrantes da Força Nacional, que se unirão à Brigada Militar no policiamento ostensivo.

Ministro
O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, esteve no sábado (27.08.16), na abertura oficial da 39ª Expointer, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina. O evento será às 10h30, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, região metropolitana de Porto Alegre. Já no domingo (28.08.16), Ronaldo estará na cerimônia de entrega do Troféu Senar (O Sul). O evento ocorre há 14 anos e premia personalidades e empresas que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio. A premiação será nos salões da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, a partir das 20h30.

Medalha Assis Brasil
Na cerimônia de abertura da Feira, foi entregue a medalha Assis Brasil à pessoas que se destacaram por serviços prestados no setor da agricultura e da pecuária. Os homenageados foram o empresário Raul Anselmo Randon; o fundador e presidente do Sindicato da Indústrias de Máquinas Agrícolas do RS, Eduardo Silva Logemann; e o integrante do Conselho Superior da Farsul e titular da entidade no Consema, Domingos Antônio Velho Lopes.

Imprensa
Ao todo, a Expointer receberá mais de 290 empresas de comunicação, além dos 2.500 jornalistas cadastrados para cobrirem o evento. A edição 2016 apresentou um aumento de mais de 10% em relação à cobertura de imprensa do ano passado. A central está aberta das 8h às 19h e é uma estrutura do governo do Estado para os profissionais de outras cidades.

Circuito de palestras
As atividades de análise, fiscalização e combate à fraude de produtos agropecuários desenvolvidas pelo Laboratório Nacional Agropecuário do Rio Grande do Sul (Lanagro-RS) são temas do Circuito de palestras Lanagro Rio Grande do Sul “Como um laboratório oficial protege o CIDADÃO e impulsiona o AGRONEGÓCIO”. O evento está programado para os dias 30 e 31 de agosto. Serão duas tardes de palestras com o corpo técnico que executa esse trabalho com reflexos no campo, na cidade e no agronegócio, que abordará os temas Diagnóstico de Mormo; Análises de queijo e leite em operações de fraude; Controle oficial de Febre Aftosa; Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes Fiscalização de fertilizantes minerais; Defesa do consumidor; Classificação vegetal; e Produção de material de referência.

A coordenadora do Lanagro-RS, Priscila Moser, acredita que se faz necessário esclarecer para o público o trabalho de um laboratório oficial do governo. “São desenvolvidas atividades complexas, que exigem tempo, dedicação e muita técnica para alcançar resultados satisfatórios. Nosso trabalho é fundamental para que o alimento esteja em condições adequadas para consumo, insumos agrícolas sejam eficientes nas lavouras do Brasil e produtos para exportação tenham qualidade para fomentar o agronegócio”. O Circuito de palestras Lanagro Rio Grande do Sul “Como um laboratório oficial protege o CIDADÃO e impulsiona o AGRONEGÓCIO”, vai ocorrer nos dias 30 e 31 de agosto, das 13h30 às 17h, no auditório da Casa da Embrapa, na 39ª Expointer.

Fecomércio
O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac estará presente com um estande no Pavilhão Internacional e levará ao público diversas atividades gratuitas, como recreação infantil, customização de camisetas, apresentações musicais e curso de automaquiagem. Toda a programação do estande terá ingresso gratuito.

TMSA
Ao completar 50 anos de atividades, a TMSA, lança a nova linha de Máquinas de Limpeza de Grãos de Alta Eficiência.

Toyota
A Toyota leva as linhas 2017 dos utilitários Hilux e SW4, nas versões diesel e flex.

Saúde animal
A Biogénesis Bagó produtos veterinários para rebanhos bovinos de carne e leite inaugura no dia 30 de agosto sua Casa no Parque Assis Brasil. A empresa conta com um portfólio de mais de 70 produtos e 650 registros em distintos países. Com escritórios na Bolívia, Brasil, América Central, México e Uruguai. A sede está localizada na Argentina. No Brasil, conta com uma planta fabril na cidade de Araçoiaba da Serra (SP).

-- --