Expoagas 2017 : ministro Osmar Terra solicita apoio e parceria para promover a inclusão social de jovens carentes

Osmar Terra na ExpoAgas 2017 - Feira Dani Villar
Osmar Terra na ExpoAgas 2017 – Feira Dani Villar

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, visitou a Expoagas 2017 na quinta-feira (24.08.17). Acompanhado pelo presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, Terra subiu ao palco do Teatro do Sesi, na FIERGS, em Porto Alegre / RS, e falou aos supermercadistas sobre os projetos desenvolvidos por sua pasta e solicitou o apoio e parceria dos empresários para promover a inclusão social de jovens carentes por meio de programas de estágio.

Terra falou sobre os programas sociais desenvolvidos pelo Ministério, sendo muitos de transferência de renda, como o Bolsa Família que é o mais conhecido. “Este programa foi direcionado, inicialmente, para as famílias de extrema pobreza, com renda mensal de R$ 170 per capita. Em 2006, eram 6 milhões de famílias recebendo a Bolsa Família. Em 2014, eram 14 milhões de famílias cadastradas no programa. Portanto, não houve redução da pobreza”, afirmou.

Conforme o ministro, a preocupação agora é criar ações que gerem emprego e renda para as famílias mais pobres. Citou parcerias com prefeituras e iniciativa privada para que desenvolvam cursos de capacitação e acesso à tecnologia para os jovens carentes, além de atuar junto à estrutura empresarial para promover vagas de estágio. “E assim mostrar que outro mundo é possível, além da violência, da miséria, da falta de oportunidades. Vocês, da área supermercadista, podem nos ajudar muito e se entenderem que é possível, ainda em setembro assinaremos contratos que preveem essa parceria com a iniciativa privada. Serão bem-vindos ao se juntarem a nós”, convidou Osmar Terra.

-- --