Expoagas 2016 – Samy Dana, Otelmo Drebes e Wanclei Said cenário econômico brasileiro

Expoagas 2016 - Samy Dana Otelmo Drebes e Wanclei Said - Foto Dani Villar - Agas
Expoagas 2016 – Samy Dana Otelmo Drebes e Wanclei Said – Foto Dani Villar – Agas

Na manhã de quarta-feira (24.08.16), o debate sobre Perspectivas Econômicas para o País marcou o início das atividades do segundo dia da 35ª Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2016. Estiveram presentes na apresentação o colunista de economia, Samy Dana; o diretor administrativo dos Supermercados Condor, Wanclei Said; e o presidente da Lebes, Otelmo Drebes. O mediador do debate foi o jornalista, Tulio Milman.

Dana apresentou a colocação da Austrália no Índice de Desenvolvimento Humano – terceira colocada -, e comparou com a situação brasileira na lista – 78º. “Esta disparidade é a comprovação de que a economia está diretamente ligada à qualidade de vida”, afirmou. Sobre o segmento empreendedor, que ele confidencia ser o grande herói brasileiro, Dana relata que quanto maior a taxa de juros menos pessoas tendem a montar um negócio. “Caso a empresa não lucre os 8,74%, valor atual da inflação, você está destruindo o valor do seu dinheiro”, justifica. Acerca a produtividade brasileira, o palestrante aponta: “Um americano produz o equivalente ao trabalho de quatro brasileiros”.

Já Said apresentou uma visão destinada para os empresários com o intuito de preservação do negócio. “Não, simplesmente, vendam suas organizações. Olhem para dentro do seu negócio e identifiquem as oportunidades e as lacunas para qualificar a eficiência da gestão”, destacou. O executivo ainda frisou que as pessoas são fundamentais para o andamento da companhia, pois os colaboradores são os responsáveis pela produtividade. Drebes dissertou sobre o formato do escritório administrativo o qual é responsável: “A nossa estrutura não possui divisórias. Precisamos otimizar o nosso tempo, e se eu preciso fazer uma ‘reunião’ com algum colega, apenas levanto e falo com ele”, relatou. O presidente da Lebes ainda disse que tudo o que é controlado funciona, e conforme o dado passado por Dana, Drebes refletiu: “Se colocarmos um brasileiro nos Estados Unidos, ele irá produzir quatro vezes mais do que no Brasil”, concluiu.

feira expoagas 2016 feira supermercadista

ExpoAgas
A 35ª edição da Feira ExpoAgas que acontece de 23 a 25 de agosto de 2016, no Centro de Eventos Fiergs (Av. Assis Brasil, 8787), em Porto Alegre / RS, reúne 347 expositores com a expectativa de movimentar R$ 445 milhões em negócios durante seus três dias. Realizado anualmente pela Associação Gaúcha de Supermercados, o encontro congrega representantes de pelo menos seis mil empresas ligadas à cadeia do abastecimento, oriundas dos 27 estados brasileiros e de outros nove países, em uma programação que inclui palestras, seminários, oficinas práticas, visitas-técnicas e, principalmente, a feira de negócios. A expectativa é receber mais de 42 mil visitantes.

Em 2015, o evento movimentou mais de R$ 409 milhões em transações entre varejistas e expositores. A feira, que em 2016 deverá reunir mais de 40 mil pessoas, oportuniza à indústria gaúcha condições favoráveis para a realização de negócios com empresários do Rio Grande do Sul e de outros estados do País que estarão presentes. O encontro possibilita aos supermercadistas a qualificação de seus serviços e o conhecimento das novidades, tendências e novos conceitos no setor. Mais informações pelo e-mail expoagas@agas.com.br.

-- --