Expoagas 2016 – Marcio Atalla destacou a influência que o estilo de vida causa no bem-estar físico e emocional

Marcio Atalla na ExpoAgas 2016 - Foto Dani Villar
Marcio Atalla na ExpoAgas 2016 – Foto Dani Villar

O apresentador do quadro Medida Certa do Fantástico, Marcio Atalla, palestrou na manhã desta quarta-feira (24), no Teatro do Sesi, durante a 35ª Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas. O educador físico conduziu a palestra Sua Vida em Movimento, mostrando ao público as mudanças de comportamento do ser humano ao longo dos anos e dando dicas sobre como incorporar hábitos saudáveis no dia a dia.

Atalla explicou as principais influências que afetam a nossa saúde. A genética familiar interfere cerca de 20%, “cabe a pessoa se prevenir e manter bons hábitos e uma boa alimentação”, disse. Com a mesma influência, o meio ambiente em que vivemos, como poluição, trânsito e o stress da rotina são fatores importantes para o bem-estar. “O nosso estilo de vida influencia cerca de 50% na nossa saúde, se somos pessoas ativas ou sedentárias, se dormimos bem, a nossa alimentação”, explicou o palestrante.

“O movimento do corpo é fundamental para se viver com qualidade, 80% da população brasileira não se movimenta o necessário”, disse Atalla. Ele lembrou que o ser humano sempre se movimentou por necessidade, fazendo alusão a momentos em que o homem precisava caçar para comer, ou até mais atualmente, não tinha carro, elevador e controle remoto. O palestrante falou que nossa espécie está vivendo no automático e sempre busca poupar energia e citou o impressionante dado: “na década de 80, o brasileiro dava em média 10 mil passos por dia, atualmente são apenas 2.200 passos, uma queda de 80%”, disse.

Atalla comentou que essa mudança nos hábitos vem atingindo inclusive as crianças brasileiras, “4 em cada 5 crianças são sedentárias no Brasil. Se nada for feito, as crianças de 5 a 9 anos podem ser a primeira geração a viver menos que seus pais”. O educador físico acredita que devemos começar avaliando nossa rotina e analisarmos como é possível incorporar a atividade física no dia a dia: “O movimento é a medicina preventiva mais barata que existe. O importante, no início, é a regularidade do exercício e não a sua intensidade”, explicou.

O palestrante destacou a importância da boa alimentação e falou algo que vem observando no comportamento das pessoas em relação a comida: “hoje as pessoas estão dando um poder que ela não tem, comem com culpa. Não existe um alimento que vai determinar se a pessoa vai ser saudável”, informa. Atalla citou 4 regras sobre alimentação: comer mais fibras; diminuir a quantidade de sal e açúcar; ingerir menos gordura e consumir mais água durante o dia. “É importante consumirmos mais alimentos in natura e menos produtos industrializados”, finalizou.

feira expoagas 2016 feira supermercadista

ExpoAgas
A 35ª edição da Feira ExpoAgas que acontece de 23 a 25 de agosto de 2016, no Centro de Eventos Fiergs (Av. Assis Brasil, 8787), em Porto Alegre / RS, reúne 347 expositores com a expectativa de movimentar R$ 445 milhões em negócios durante seus três dias. Realizado anualmente pela Associação Gaúcha de Supermercados, o encontro congrega representantes de pelo menos seis mil empresas ligadas à cadeia do abastecimento, oriundas dos 27 estados brasileiros e de outros nove países, em uma programação que inclui palestras, seminários, oficinas práticas, visitas-técnicas e, principalmente, a feira de negócios. A expectativa é receber mais de 42 mil visitantes.

Em 2015, o evento movimentou mais de R$ 409 milhões em transações entre varejistas e expositores. A feira, que em 2016 deverá reunir mais de 40 mil pessoas, oportuniza à indústria gaúcha condições favoráveis para a realização de negócios com empresários do Rio Grande do Sul e de outros estados do País que estarão presentes. O encontro possibilita aos supermercadistas a qualificação de seus serviços e o conhecimento das novidades, tendências e novos conceitos no setor. Mais informações pelo e-mail expoagas@agas.com.br.

-- --