Expo Riva Schuh 2017 : feira italiana gera venda de mais de 530 mil pares de calçados brasileiros

Marcas de calçados brasileiras na Expo Riva Schuh - Abicalçados
Marcas de calçados brasileiras na Expo Riva Schuh – Abicalçados

A participação da delegação de 42 marcas brasileiras na feira calçadista italiana Expo Riva Schuh, ocorrida em Riva Del Garda entre os dias 10 e 13 de junho de 2017, deve gerar US$ 24,47 milhões em negócios alinhavados. A previsão está no relatório da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que viabilizou a ação por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Segundo a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruísa Scheffel, foram quase 800 contatos realizados com compradores do Líbano, Israel, Emirados Árabes, Rússia, Polônia, Filipinas, Canadá, Líbia, Itália, Tailândia, Espanha, Alemanha, Cingapura, Taiwan, França, Inglaterra, Chipre, Noruega, Índia, Eslováquia, Sérvia, Bulgária, Grécia, Líbano, Arábia Saudita, Portugal, Japão, Ucrânia e Estados Unidos. “Desses, mais de 300 foram inéditos. A feira realizou, in loco, a venda de mais de 530 mil pares de calçados, que geraram US$ 7,5 milhões, valor quase quatro vezes maior do que o registrado na mostra do ano passado “, conta a analista, ressaltando que as coleções apresentadas pelos brasileiros fizeram sucesso no evento. “Além do alto volume de contatos, a qualidade dos mesmos chamou a atenção. Eram compradores interessados e focados nas negociações”, avalia Ruísa, acrescentando que algumas marcas também tiveram a oportunidade de selecionar distribuidores.

Para a gerente de Exportação da Pimpolho, Marcela Gerbis, a mostra foi satisfatória, especialmente pela qualificação dos visitantes. “Não tínhamos expectativa sobre a feira, pois é a nossa primeira participação e não trabalhávamos com esse mercado há algum tempo, até por isso consideramos a participação muito positiva”, comenta, comemorando o fato de que a marca foi procurada por distribuidores, profissionais que a empresa ainda não possui na Europa.

Também participando pela primeira vez no evento de Garda, a Democrata saiu satisfeita com os contatos proporcionados e espera abrir novos mercados a partir da feira italiana. “O evento abriu possibilidades para novos negócios, o que para uma primeira edição é algo muito importante”, conta o gerente de Exportação da empresa, Anderson Melo.

A 88ª edição da feira Expo Riva Schuh contou com 1,5 mil expositores dos principais players calçadistas do mundo e recebeu a visita de mais de 11 mil compradores, a maioria deles da Europa e Oriente Médio. A próxima edição do evento, que acontece duas vezes por ano, será entre 13 e 16 de janeiro de 2018.