Eventos astronômicos – Planetas estarão visíveis a olho nu e poderão ser observados no céu em diversas regiões do Brasil

Eventos astronomicos – Planetas visiveis a olho nu

No dia 21 de março de 2016, segunda-feira, a Lua estará em conjunção com Júpiter. Lua e Júpiter serão visíveis a leste logo a partir do anoitecer. O fenômeno poderá ser observado a olho nu, por binóculo ou por telescópio, ao longo da noite de 21 e madrugada de 22 de março.

No dia 23 acontecerá o Eclipse Penumbral da Lua, que será visível somente na parte oeste do Brasil, mas o início do fenômeno ocorrerá próximo do horário do pôr da Lua e muito próximo do amanhecer, em torno das 5h30min pela hora legal do fuso de -4horas, que é o fuso horário daquela localidade. Nesse ano teremos mais dois eclipses penumbrais da Lua: um em 18 de agosto e outro em 16 de setembro, mas os dois também vão ocorrer com a Lua próxima do horizonte e serão visíveis somente em algumas partes do Brasil.

Nos dias 28 e 29, Marte, Saturno e Lua serão vistos próximos no céu, já na primeira parte da noite a leste, sendo que o horário varia com a região do Brasil em que se está. No Rio de Janeiro, essa configuração já estará visível em torno das 20h30min. “Em particular, no dia 28, essa configuração dos dois planetas e da Lua será bem interessante porque eles formarão uma cruz com a estrela Antares, que é a mais brilhante da constelação Escorpião”, ressalta Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional.

Foto : Alimpress

-- --