Vitória Stone Fair 2017 : Feira do Mármore e Granito movimenta setor de pedras ornamentais

Vitoria Stone Fair 2017 - Feira do Mármore e Granito pedras ornamentais

A Vitória Stone Fair 2017 | Marmomacc Latin America, Feira Internacional do Mármore e Granito, que irá acontecer de 14 a 17 de fevereiro, em Vitória, no Espírito Santo, chega com o objetivo de consolidar-se como marca mundial de referência do setor de pedras ornamentais, já que o Brasil conta com mais de 1.200 variedades. A 43ª edição da feira traz um incremento do programa Buyers Club, responsável por trazer ao evento compradores e potenciais importadores do setor.

MERCADO
O Brasil é o país com maior variedade de rochas ornamentais no mundo: são mais de mil tipos, entre básicas e exóticas, resultantes da combinação de diferentes cores, texturas e tonalidades e o estado do Espírito Santo tem grande destaque neste setor. De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (SINDIROCHAS), Tales Pena Machado, a produção local representa 88,55% das exportações que equivalem a aproximadamente 165 mil toneladas de rochas carbonáticas e silicáticas, tanto brutas, como manufaturadas, ardósias e outras, constituindo 80% do mercado nacional.

No primeiro semestre de 2016, o Espírito Santo, maior produtor de mármore e granito do Brasil, registrou exportações de US$ 501 milhões, 62% do total vendido em 2015. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, também no primeiro semestre de 2016, as importações de máquinas, equipamentos e tecnologia para o setor de rochas do Espírito Santo totalizam US$ 25,5 milhões.

EDIÇÃO 2016
Foram mais de 25 mil visitantes durante os quatro dias de evento em 2016. Do público internacional, 27% eram dos Estados Unidos, atualmente principal país consumidor das rochas ornamentais brasileiras; seguidos por italianos, com 14%, e chineses, 4%. A feira também recebeu diversos delegações oficiais oriundas da Polônia, Alemanha e Irã.

O Vitória Stone Fair – Marmomacc Latin America 2016 reuniu 420 expositores, sendo 120 de países como Turquia, Itália, Portugal, China, Índia, Egito, Coréia e outros. Com uma variedade de materiais expostos, que vão desde mármores, ardósias, quartzitos até os chamativos granitos super exóticos e as pedras translúcidas, a feira demonstrou a exuberância e a força do Brasil no segmento de rochas ornamentais. A feira é realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo VeronaFiere.

.