Estudo da IDC aponta que vendas de PCs seguiram em queda no mês de maio

IDC Brasil Vendas PC

O mercado brasileiro de PCs encerrou o mês de maio com um total de 787 mil PCs vendidos, o que representa uma queda de 30% em relação ao mesmo período de 2013, e de 10% se comparado ao mês anterior. É o que aponta o relatório mensal de vendas de PCs da IDC (IDC Brazil Monthly PC Tracker).

Segundo Pedro Hagge, analista de mercado da IDC Brasil, em maio, às vésperas da Copa do Mundo de Futebol, os varejistas concentraram suas atenções para a venda de TVs. “Mas o cenário negativo não se deve apenas a isso”, avalia. Segundo ele, embora esse movimento já fosse esperado, a retração nas vendas de PCs foi maior já que este ano também haverá eleições para presidente da República. “Historicamente, as médias e grandes empresas ficam mais cautelosas em termos de investimentos, preferindo aguardar as estratégias e políticas do próximo governo para tomar decisões”, diz Hagge.

Para o analista de mercado da IDC, além das eleições e possibilidade de troca de governo, o ano de 2014 deve sofrer uma forte queda na venda de PCs também em função do ritmo mais lento da economia, da inflação e canibalização que vem sofrendo de outros produtos como tablets e smartphones.

-- --