São Paulo – Espetáculo “Sobre a Tempestade” no Espaço dos Parlapatões

espetaculo-sobre-a-tempestade-espaco-dos-parlapatoes-sao-paulo

O espetáculo “Sobre a Tempestade”, da Cia dos Imaginários, faz temporada do dia 1° de agosto a 26 de setembro de 2014, no Espaço dos Parlapatões (Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação), em São Paulo / SP. As apresentações são as sextas-feiras, às 21h. O ingresso custa R$ 30,00.

 

Sob a direção de René Piazentin, grupo propõe um releitura da comédia A Tempestade, escrita por William Shakespeare em 1611. A montagem mostra que o autor, mesmo depois de 450 anos do seu nascimento, continua atual.

 

A peça conta a história de Próspero, duque de Milão, que usa poderes mágicos para que seus inimigos naufraguem na ilha onde aportou há doze anos. Com a ajuda de Ariel, um espírito do ar, tudo parece fazer parte de um grande espetáculo, como um diretor e seu assistente. Usando de sua arte, ele ocupa a ilha, escraviza o filho herdeiro, controla a tempestade, manipula a vida do irmão Antônio, e dos que o acompanham. Faz com que os náufragos passem por diversos momentos de provações para, enfim, absolvê-los.

 

René Piazentin acredita que a noção de ‘perdão’ tratada na peça é um tema importante para ser discutido atualmente, em meio a tanto medo e ódio, manifestados por motivos distintos. Com a humanidade passando por momentos tão difíceis, um pouco de tolerância, respeito e quebra de preconceitos é fundamental para amenizar ânimos.

 

O grupo não usa o texto original, mas preserva a fábula, sendo utilizada para o desenvolvimento de outras perspectivas. A Cia. preza, principalmente, pela liberdade de adaptar um clássico, da mesma forma como o próprio Shakespeare fazia: apropriava-se de um conto popular, inseria outros elementos e tinha uma nova história, um novo olhar sobre algo. É o que o diretor René chama respeitosamente de “tirar Shakespeare do pedestal”.

-- --