Rio de Janeiro – Espetáculo “O Narrador", de Diogo Liberano, no Espaço Sesc

espetaculo-o-narrador-rio-de-janeiro-sortimentos-foto-ethel-braga

O espetáculo “O Narrador”, de Diogo Liberano, faz temporada do dia 08 de abril a 27 de maio de 2015, no Espaço Sesc – Sala Multiuso (Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana), Rio de Janeiro / RJ. As apresentações são as quartas-feiras, às 20h. O ingresso custa R$ 20,00.

 

Lembranças, poemas, cartas, troca de e-mails entre outros relatos compõem “O Narrador”, um encontro entre Diogo Liberano e o público através do gesto de contar histórias. Com dramaturgia inédita, pela qual o diretor compartilhará suas vivências próprias ligadas à morte de parentes e amigos.

 

Em abril de 2014, Diogo foi convidado para participar da abertura do evento “Janela de Dramaturgia”, em Belo Horizonte, quando criou o projeto. Havia lido recentemente o ensaio “O Narrador – Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”, de Walter Benjamin (1892 – 1940), que apresenta um olhar sobre o empobrecimento do gesto de contar histórias (escrito em 1936). Para o pensador alemão “a morte é a sanção de tudo o que o narrador pode contar. É da morte que ele deriva sua autoridade”. Ao se colocar nesta posição, o dramaturgo buscou o fio condutor para a nova criação: “a partir da morte, encontrei um olhar renovador sobre a experiência da vida”, conclui.

 

O texto impresso em folhas soltas, uma pelúcia e uma garrafa de água compõem a performance, que tem como trilha sonora uma composição original assinada por Rodrigo Marçal. O performer retira da experiência de sua própria vida o sumo da narração, confrontando-a com o público presente e convidando-o a um jogo aberto, frente ao qual o espectador possa produzir seus próprios pensamentos e associações.

-- --