Rio de Janeiro – Espetáculo “A Dama do Mar” na Casa de Cultural Laura Alvim

espetaculo-a-dama-do-mar-casa-de-cultural-laura-alvim-rio-de-janeiro

O drama “A Dama do Mar” faz temporada do dia 02 de julho a 24 de agosto de 2014, na Casa de Cultural Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema), no Rio de Janeiro / RJ. As apresentações são de quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 20h. O ingresso custa R$ 30,00.

 

A trama representa a luta entre o determinismo, a sugestão passional, e o livre arbítrio, relatando o debate de Élida Wangel entre a resignação da vida doméstica, burguesa, ao lado de um obscuro médico de aldeia, e a aventura com um estrangeiro, desconhecido, que simboliza, provavelmente, a liberdade. No final, mediante a transformação da liberdade de escolha, Élida se decide pelo marido, com o triunfo do livre arbítrio sobre o determinismo.

 

É considerada, pela crítica, como a primeira obra simbolista de Ibsen, e uma das mais poéticas. O escritor emprega nela o diálogo duplo: as palavras e frases tem um sentido realista e um sentido místico, misterioso. Uma das personagens, a filha adolescente Hilda Wangel, reaparecerá em outra peça sua, “Solness, O Construtor”.

-- --