São Paulo – Espetáculo "A Casa de Bernarda Alba" no Teatro Augusta

espetaculo-a-casa-de-bernarda-alba-sao-paulo-sortimentos

O espetáculo “A Casa de Bernarda Alba”, última peça escrita pelo espanhol Federico García Lorca, faz temporada do dia 06 de maio a 25 de junho de 2015, no Teatro Augusta (Rua Augusta, 943 – Cerqueira César), São Paulo / SP. As apresentações são as quartas e quintas-feiras, às 21h. O ingresso custa R$ 60,00.

 

O enredo trata da história de uma família que vive em um pequeno vilarejo espanhol, formada pela matriarca Bernarda Alba e suas cinco filhas. Em seu desenvolvimento, vemos a característica controladora e ditatorial com que Bernarda cria suas filhas – ao declarar luto de oito anos pela morte do segundo marido, proíbe que as filhas saiam de casa ou tenham contato com o mundo exterior.

 

A simbologia presente no texto permite associar o cenário descrito com o momento em que se encontrava a Espanha, sob o domínio do general Franco. A ditadura franquista se reflete no aprisionamento gerenciado por Bernarda com suas filhas.

 

Um diferencial da adaptação de Rafael Mallagutti, idealizador da companhia, consiste em escalar atores homens para atuar nos papéis das protagonistas, todas mulheres. Considerando o fato de serem “mulheres sem homens”, como diz Mallagutti, as personagens tornam-se muito masculinas. A começar pela chefe da família que se comporta como um general e mantém as filhas isoladas e excluídas do mundo, as relações sociais se mantém praticamente inexistentes.

-- --