Especialistas debatem novidades apresentadas no maior evento sobre o câncer do mundo

A Oncomed BH promove, no próximo sábado, 2 de agosto, encontro científico para analisar os principais temas apresentados no 50º encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), realizado em Chicago (EUA), no mês de maio. Denominado Pós-Asco, o evento acontecerá em Belo Horizonte, no hotel BH Platinum, e vai reunir todas as especialidades médicas envolvidas no tratamento do câncer.

“Trata-se de uma oportunidade de aprofundar e discutir os dados apresentados na ASCO, como as últimas pesquisas sobre a doença, novas terapias de tratamento, modernas tecnologias, últimos medicamentos, entre outros. É um momento de reciclagem, troca de ideias, aprimoramento e avaliação da aplicabilidade no nosso dia a dia”, afirma Dr. Leandro Ramos, Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – Regional Minas e médico oncologista da Oncomed BH.

Na programação, estão previstas palestras, mesas-redondas e debate de casos clínicos. Os assuntos vão permear todas as esferas que envolvem a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer. Quatro tipos de câncer – mama, próstata, intestino e pulmão – que foram os mais debatidos na edição deste ano da ASCO, vão ganhar destaque no Pós-Asco. As demais neoplasias também serão discutidas. “Em relação ao câncer de mama, foram apresentados estudos avaliando o papel da vitamina D e da obesidade na incidência e no resultado do tratamento da doença. O nível sanguíneo da vitamina D, diferentemente do que se pensava, não interferiu no resultado do tratamento adjuvante do câncer de mama. Por outro lado, a obesidade em mulheres portadoras de câncer de mama mostrou ser um fator prognóstico desfavorável, não apenas na pós-menopausa como se pensava, mas também na pré-menopausa. Esses são dois dos temas que serão trabalhados no simpósio”, exemplifica Dr. Leandro.

Vale ressaltar que os tratamentos hoje utilizados na prática diária dos médicos oncologistas, em sua maioria, foram apresentados, inicialmente, na ASCO. “Todas as novas informações apresentadas no congresso são analisadas por nós, oncologistas, e incorporadas a nossa prática clínica caso realmente representem um benefício consistente aos pacientes”, destaca o médico.

A expectativa do evento é reunir cerca de 100 profissionais da saúde. As inscrições são gratuitas e abertas a toda comunidade científica. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (31) 2516-4356 ou pelo site www.oncomedbh.com.br. As vagas são limitadas.

 

Pós-Asco
Data: 02/08/014
Horário: de 8h às 17h30
Local: Hotel BH Platinum – Avenida Olegário Maciel, 1748, Lourdes
Mais informações: (31) 2516-4356