Dicas para redução do consumo residencial de energia elétrica

Linhas de transmissao energia eletrica

Reduzir o tempo de uso do ferro de passar roupas e desligar os aparelhos eletrônicos da tomada são atitudes que podem reduzir o desperdício de energia elétrica

A conta de energia elétrica no final do mês sempre gera expectativa. Em agosto de 2017, haverá cobrança extra da bandeira tarifária (bandeira vermelha). Para Mirtes Birer Koch, docente do curso de Engenharia Civil da Anhembi Morumbi, a redução no consumo de energia elétrica está relacionada à conscientização das pessoas em tarefas simples do dia a dia. “A mudança de postura da população nas simples atitudes é determinante para o alcance do consumo consciente da energia, porém é preciso lembrar a importância de tornar o processo um hábito e não apenas uma medida adotada no período da crise, uma vez que a bandeira vermelha pode voltar a qualquer momento se o governo avaliar necessário”, destaca.

Confira as dicas práticas aos consumidores residenciais para redução do consumo de energia elétrica, listadas pelo especialista:

:::: Em todos os ambientes da casa
Apague as luzes e desligue os aparelhos eletroeletrônicos nos ambientes desocupados. Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescente ou LED.

:::: Na sala
Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada. TV e outros equipamentos em modo de espera stand by também consomem energia mesmo com o botão desligado.

:::: No banheiro
Altere a opção de inverno para verão no chuveiro para reduzir o consumo de energia.

:::: Na cozinha
Mantenha a porta da geladeira fechada e verifique a borracha da porta periodicamente.

:::: Área de serviço
Utilize a máquina de lavar roupas na sua capacidade máxima, assim não será necessário usá-la mais de uma vez na semana. Reduza o tempo de uso do ferro de passar roupas.

Foto : ALLimpress

-- --