Dicas para manter o efeito da escova progressiva com fios saudáveis

escovas-condor-pentes

Fazer a escova em casa reforça a ação da progressiva e prolonga o efeito do produto. A afirmação é da técnica de Beleza Marília Kikuchi. Feito à base de queratina, cremes emolientes e formol, a escova progressiva é um procedimento termoativo acionado pelo calor do secador. “Uma semana depois de realizar o tratamento químico é fundamental uma cauterização ou hidratação para manter a beleza, o brilho e a saúde dos fios. Antes de usar qualquer tipo de produto que contenha formol é importante checar se o item está dentro dos padrões estabelecidos pela Anvisa. A quantidade permitida é de 0,2%”, ressalta.

 

Segundo Kikuchi, outros cuidados devem estar presentes no dia a dia para manter a progressiva em dia:

::  Evitar o uso de shampoo antirresíduo, prefira itens sem corante e com pouca fragrância. Verifique no rótulo dos produtos se o PH está entre 4,5 e 5;

::   Modere na lavagem. O ideal é alternar os dias. O efeito da progressiva resiste de 30 a 40 lavagens;

::  Não torcer, amarrar ou prender os fios com elástico – evita a quebra;

::  Antes de usar o secador use leave-in (sem enxague) para proteger os fios;

::  Outra opção é utilizar produtos com efeito liso. Eles ajudam a prolongar o resultado do procedimento químico;

::  Nada de tingir os cabelos na semana seguinte. O intervalo mínimo é de 15 dias (antes ou depois);

::  Se for possível, utilize produtos específicos para cabelos com progressiva que são de efeito liso prolongado ou ação reparadora e controle;

::  Durante o verão redobre os cuidados use protetor solar para as madeixas, não abra mão do guarda-sol, chapeus e lenços – além de dar charme ao look ajudam a proteger os fios;

::  Tenha sempre na nécessaire uma escova para ajudar na finalização do penteado e um pente pra ajudar a espalhar os produtos nos fios de maneira uniforme.

 

Para manter as madeixas bem cuidadas é essencial utilizar escovas. Elas fazem toda a diferença ao cuidar dos cabelos que já passaram por procedimento químico. As mais indicadas são aquelas com base de madeira.

 

As cauterizações são sempre bem-vindas aos cabelos com escova progressiva, pois a queratina ajuda a fechar as escamas dos cabelos, o que faz a escova durar por mais tempo. Apesar da queratina ser uma aliada, não se deve abusar do produto, “ela endurece os fios quando em excesso, fazendo com que eles se quebrem”, completa Marília.

 

A hidratação com máscaras nutritivas de vitaminas também é uma ótima opção para manter os cabelos saudáveis. Ela proporciona movimento e selagem aos fios, prolongando o efeito liso.

-- --