Endometriose : doença da Mulher Moderna

mulher 2016 01

Enfermidade provoca uma espécie de menstruação fora do útero e afeta cerca de seis milhões de brasileiras

De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, entre 10% e 15% de mulheres em idade reprodutiva (de 13 a 45 anos) podem apresentar a doença e há 40% de chance de que fiquem estéreis. O endométrio é a camada interna do útero que é renovada ao final do ciclo menstrual, caracterizando a menstruação. Uma das teorias que explica a endometriose é a de que a menstruação em algumas mulheres possa ocorrer para dentro da cavidade abdominal (menstruação retrógrada), podendo se implantar em alguns órgãos como as trompas, os ovários, o intestino e bexiga, explicando as fortes dores abdominais durante a menstruação.

“A endometriose afeta diretamente a qualidade de vida da mulher, sua vida sexual, pessoal e profissional. O estado de humor pode ser sensivelmente alterado, tornando difícil o relacionamento social”, alerta o Dr. Nicolau D’Amico, responsável pelo Núcleo de Ginecologia, Obstetrícia e Perinatologia do Hospital Samaritano de São Paulo. “Outro problema bastante comum é a desinformação, o que leva ao diagnóstico tardio prolongando o sofrimento da mulher”, completa.

Dores pélvicas, no período menstrual e fora dele, alterações intestinais ou urinárias, infertilidade e incômodo durante as relações sexuais são sintomas que podem estar presentes na endometriose. “A partir da suspeita clínica, é possível indicar exames, como ultrassom especializado com preparo intestinal, ressonância magnética ou ecocolonoscopia, que comprovem o diagnóstico”, indica o especialista do Hospital Samaritano.

A doença pode ser tratada por abordagem clínica (medicamentos específicos) ou cirúrgica (laparoscopia), dependendo do grau inicial do diagnóstico. Além disso, ações que melhorem a qualidade de vida, como exercícios e psicoterapia, são favoráveis ao tratamento. Uma possível mudança de hábitos, implementando alimentos ricos em ômega 3 e atividades física aeróbica, também são indicados.

Infertilidade
Um dos sintomas da endometriose é a dificuldade para engravidar. O tratamento cirúrgico, para esses casos, pode ser útil. Muitas vezes, uma mulher infértil e com diagnóstico da doença pode, após a cirurgia, recuperar a fertilidade. Em outros casos há a necessidade de tratamento com especialistas em infertilidade, que depende basicamente dos achados da doença e, para isso, utilizam-se técnicas de fertilização assistida.

-- --