São Paulo – Encontro Nacional de Dança no Teatro Sérgio Cardoso

Balé Paula Gasparini por Renato Hatsushi
Balé Paula Gasparini por Renato Hatsushi

A 33° ENDA – Encontro Nacional de Dança acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de maio de 2015, no Teatro Sérgio Cardoso – Sala Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista), São Paulo / SP. O evento será sexta, às 20h, sábado, às 16h e 20h, e domingo, às 18h. O ingresso custa R$ 20,00 (inteira).

 

O Encontro reúnirá 33 grupos/companhias e, aproximadamente, 87 coreografias de curta duração em várias modalidades (até 8 minutos cada). A mostra se caracteriza pelo dinamismo no palco, pela variada formação dos grupos e pela diversidade de estilos: são espetáculos de balé clássico, moderno e contemporâneo, dança de salão, sapateado, jazz e outros.

 

O ENDA conta com um corpo de jurados – personalidades do mundo da dança – que avalia o desempenho dos grupos e bailarinos para premiar aqueles que mais se destacam no evento. Neste ano o júri é composto por: Giovanni Di Palma (renomado coreógrafo italiano), Manoel Francisco (coreógrafo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Norma Masella (ex-primeira bailarina e ex-diretora da Escola Municipal de Bailados, de São Paulo) e Sara Debenedetti (coreógrafa de dança moderna e contemporânea, atuante em Turim, Itália).

Grupo Raça por Renato Hatsushi
Grupo Raça por Renato Hatsushi

Na noite de encerramento serão anunciados os melhores grupos e bailarinos do Encontro. As coreografias vencedoras serão apresentadas novamente no Grande Gala ENDA, ainda em 2015. Na ocasião serão entregues os prêmios em dinheiro e bolsas de estudos (no Brasil e Exterior) para os vencedores do evento.

 

 :: ENDA – Encontro Nacional de Dança 

O ENDA é pioneiro no estímulo à dança no Brasil, inspirando a realização de outros festivais pelo país. Há mais de 30 anos vem revelando e lançando talentos desta arte, bailarinos que se projetaram e, hoje, participam de importantes grupos nacionais e internacionais. Atualmente, tem curadoria de Maria Pia Finócchio, que também é diretora do Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo. Destinado aos profissionais da dança em atividade, contempla ainda a categoria amador e a semiprofissional.

-- --