Dragão Fashion Brasil 2015 – Primeiro dia teve atrasos, estreias, aplausos e marca gaúcha na passarela

Marca gaúcha Asap  apresentou coleção Versus no Dragão Fashion Brasil 2015 - foto divulgação
Marca gaúcha Asap apresentou coleção Versus no Dragão Fashion Brasil 2015 – foto divulgação

Começou na quinta-feira (07.05.15) a edição 2015 do Dragão Fashion Brasil, evento que reúne moda, artesanato, música, conhecimento, gastronomia e balada no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, no Mucuripe. Os promotores projetam um público diário de 5 mil pessoas.

DESFILES
A programação de desfiles começou com bastante atraso. O desfile do estilista André Sampaio, previsto para às 18h e com início após às 19h, mostrou uma coleção inspirada na antologia de fotos do clã cearense “Pontes Vieira”, com quem possui parentescos e que traz registros narrados desde 1870. A marca gaúcha Asap, com assinatura de Sérgio Amaro, exibiu a coleção “VERSUS”, que tem inspiração nos contrapontos entre os campos e as grandes cidades, ressaltando as características do campo através do uso da palha de milho trançada, forma de artesanato típico dos índios da região Sul do Brasil. Elementos como tricô manual, acrílico, tecidos estruturados e estampas com reflexos dos carros, postes e prédios presenciados nas grandes cidades, foram destaques das criações da marca do Rio Grande do Sul.

O terceiro desfile da noite, com atraso de mais de uma hora, foi de Christina Crawford, com sede em Milão (Itália). Na sequencia, Almerinda Maria mostrou na passarela do DFB 2015 uma moda feminina voltada ao mercado de alta costura. Peças únicas no segmento handmade, bordados e rendas, foram confeccionados de acordo com a tradição familiar secular. A apresentação da bacana coleção que mescla tecidos, bordados, rendas e aviamentos que valorizam a sensualidade e a beleza da mulher, foi aplaudida em pé pela plateia no final do desfile. “Mostrei uma coleção com peças inspiradas na Renascença trabalhada com Richelieu”, comentou a estilista cearense.

A noite também contou com desfiles concorridos de João Paulo Guedes e Lino VillaVentura
João Paulo Guedes, natural de Quixeramobim, sertão do Ceará, que fez seu desfile de estreia no Estado Ceará, contou com presença especial de sua mãe. “É a primeira vez que vejo o desfile do meu filho, ele geralmente lança suas coleções em Toronto, no Canadá”, comentou ela. Na passarela mostrou criações para a moda masculina Outono-Inverno 2015, com uma excelente alfaiataria e estampas digitais que ganharam destaques nas bermudas. O último desfile da noite foi de Lino VillaVentura, que teve moda masculina e feminina, em peças que misturam materiais diversos como escamas de peixe desidratadas, borrachas, couro de cabra, palha de buriti, rendas, musselines e tafetás. No final das apresentação dos estilistas o público aplaudiu em pé.

BAKANA
O Porto de Fortaleza, no Mucuripe, é o cenário perfeito para  receber o evento de moda, artesanato, música, conhecimento, gastronomia e balada. O acesso que é um pouco complicado, apesar dos promotores disponibilizarem transporte gratuito até o local. A decoração dos lounges e da área aberta é linda. Na área aberta, várias estações, barracas de alimentação, palco para shows e ambientes para descansar e conversar.  Vale destacar a segurança pública com diversos policiais no entorno. A noite terminou com coquetel especial.


BAH!KALHAU
O atraso nos desfiles é desagradável e cansativo. Ficar numa sala sentado assistindo repetitivamente vídeos promocionais até decorar o texto é chato. No último desfile da noite a plateia chegou a protestar timidamente, por dois momentos, batendo palmas. Outro ponto que precisa ser melhorado é a organização no acesso às salas de desfiles. É compreensível que um evento aberto ao público com acesso por convite possa ter problemas operacionais, mas houveram problemas principalmente nos dois últimos desfiles da noite. Teve corre-corre para encontrar e colocar mais assentos na primeira fila para jornalistas e convidados especiais. Já nos dois primeiros desfiles, não foi observado problemas.

 

-- --