Nove dicas para não sair do sério com pessoas irritantes no trabalho

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Se relacionar bem, ou pelo menos de maneira cordial com as pessoas, é uma questão importante para manter a boa convivência e a harmonia no ambiente de trabalho. No entanto, há colegas que insistem em ser petulantes. Para não perder a paciência e se deixar levar pelo calor das emoções, é necessário se valer da inteligência emocional para não piorar a situação e perder a razão. Jacob Rosenbloom, CEO da Emprego Ligado, reuniu nove dicas sobre como lidar com esse problema e ainda por cima dar uma lição de classe e etiqueta profissional:

1. Administre a situação
Mesmo com todos os motivos para listar os problemas ocasionados pelo companheiro de trabalho é importante não tratá-lo mal e nem fofocar sobre ele (a) com outros colegas. Atitudes assim podem fazer de você o algoz e inverter os papéis.

2. Converse abertamente
A melhor saída para momentos de conflito com alguém sempre será ter uma conversa sincera. Por mais que seja difícil falar sobre como o outro lhe incomoda, explique com sinceridade e delicadeza e peça sugestões de como melhorar a convivência.

3. Sem deselegância!
Utilizar-se de grosseria não é uma opção que contribuirá para a diplomacia profissional. O importante é não deixar o sentimento de raiva lhe invadir para não perder o controle.

4. Leve o problema ao gestor
O gerente da área, mais do que ninguém, deve estar atento às singularidades de cada um. Caso identifique comportamentos em dissonância à cultura da empresa, reporte o problema sem tom de fofoca e explique os fatos para que seja tomada uma definição.

5. Não finja demência
Agir como se nada estivesse acontecendo quando na verdade esta é uma grande forma de auto sabotagem, além de fazer mal à saúde, ocasionando ansiedade e angústia. Confronte o problema, avalie a gravidade e tome uma ação para mudar.

6. O corpo fala
Tente não fazer cara de quem está desconfortável e nem deixe de olhar nos olhos da pessoa enquanto fala sobre questões relativas ao trabalho. Mostre-se imparcial diante do comportamento e das palavras que ele expressar.

7. Avalie o problema
Analise o colega que causa irritação e busque saber, com bastante cautela, se outros no trabalho também se sentem incomodados. Certifique-se que o seu ponto de vista sobre a situação tem fundamento.

8. Aceitação
As pessoas são diferentes e, portanto, vivem e pensam de maneiras contrárias. Não concordar com a maneira que as pessoas escolhem levar a vida não quer dizer que elas estão erradas. Afinal, elas podem pensar o mesmo sobre você.

9. Empatia
Muitas vezes um funcionário pode estar passando por problemas familiares ou mesmo no trabalho e, por isso, apresentar problemas de convivência. Tente descobrir o que acontece e se ofereça para ajudar caso seja necessário.