Turismo no México – Canais montanhosos, piscinas naturais e água termal são atrações das Grutas de Tolantongo.

Dicas de Turismo - Grutas de Tolantongo no Mexico Turismo 201602


Dicas de Turismo – Grutas de Tolantongo no México – Canais montanhosos, piscinas naturais, água termal e trilhas para caminhadas

Localizado a apenas 164 km da Cidade do México, no Estado de Hidalgo, as Grutas de Tolantongo são paraíso entre montanhas com formações geológicas que, com o tempo, se tornou um espetáculo turístico. A vista inigualável do contraste verde da montanha com o azul turquesa das águas termais entrega uma experiência única aos visitantes.

O local conta com um rio de canais montanhosos, cujas águas passam por rochas cálcicas e ganham essa incrível tonalidade de azul devido a dissolução das partículas de cal. O melhor de tudo: água a 38ºC onde você pode mergulhar e relaxar em meio a tanta natureza e beleza.

Dicas de Turismo - Grutas de Tolantongo no Mexico Turismo 201603

O rio passa por praticamente por toda a área e as pequenas piscinas naturais alinhadas naturalmente de ambos os lados da montanha e da gruta parecem estar perfeitamente acomodadas. Para melhorar a experiência turística, foi desenvolvido alguns serviços como aluguel de casas, acessórios para camping, cobertores, enfim, tudo que aqueles que chegaram ao local e decidiram ficar, mas não foram suficientemente preparados.

Dicas de Turismo - Grutas de Tolantongo no Mexico Turismo 201604

É preciso percorrer o parque para entender e experimentar o espaço. Há, por exemplo, uma caverna alagada para tomar um bom banho quente e curtir o vapor natural; há também a Puente Colgante, uma ponte para obter uma das melhores vistas da paisagem e certamente muitas fotos; há cachoeiras, piscinas de diversas profundidas e trilhas para caminhadas.

 

Dicas de Turismo - Grutas de Tolantongo no Mexico Turismo 201601

 

Como chegar?
É preciso sair da Cidade do México rumo a cidade de Ixmiquilpan, em Hidalgo, onde há um serviço de transporte até as Grutas Tolantongo. O serviço de ônibus e vans fica ao norte da cidade, no estacionamento San Antonio. O caminho até o oásis durará aproximadamente 50 minutos, mas você pode ir curtindo a paisagem. De lá o visitante pode aproveitar as vans que partem com frequência com destino a Cardonal, onde ficam as Grutas de Tolantongo.

 

Melhor época para ir
Não há problema visitar em pleno verão mexicano, porém terá bastante gente por lá querendo aproveitar também. Se quiser fugir disso, aposte na baixa temporada. A água é quentinha o ano todo!

-- --