Oftalmologista destaca cuidados para evitar o contágio de doenças oculares no inverno

doencas-oculares-conjutivite

Doenças oculares

Com a chegada do inverno, o tempo fica mais seco, aumentando a quantidade de pessoas com doenças do trato-respiratório e também oculares. As doenças oculares podem ser muito sérias, caso não sejam tratadas em tempo adequado, podem até causar a cegueira, conforme aponta o estudo “As condições da Saúde Ocular no Brasil”, realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que alerta sobre o fato de que 25% dos casos de cegueiras que ocorrem no mundo tem como causa as infecções oculares.

Os principais sintomas dessas doenças são os olhos vermelhos, a interferências na qualidade da imagem, a irritação, a ardência e sensação de areia nos olhos. “A Conjuntivite é um exemplo de doença da estação e ocorre quando a camada transparente (conjuntiva) incha ou inflama devido a infecções virais, bacterianas ou alergias, como por exemplo, ao pólen, ao mofo e outros componentes”, explica a Oftalmologista Amaryllis Avakian.

A “Síndrome do Olho Seco” também ocorre com frequência neste período e é uma doença crônica, caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes. No Brasil, estima-se que cerca de 18 milhões de pessoas sofram com a Síndrome do Olho Seco e é a segunda maior causa de atendimento nos consultórios oftalmológicos, ficando atrás apenas dos erros de refração, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo. “Apesar disso ainda é um problema de difícil diagnóstico, já que pode ser confundido com outras condições como infecções e alergias simples”, comenta Amaryllis.

Segundo a especialista alguns cuidados podem ser tomados para evitar o contágio das doenças de inverno:

• Ingerir água com muita frequência.
• Lavar bem as mãos com água e sabão.
• Ao menor sintoma de coceira, vermelhidão e irritabilidade dirigir-se a um profissional especializado
• Alimentar-se com frutas, verduras e legumes que são ricos em vitaminas A e E:
:: Vitamina A: Leite integral, creme de leite, queijos, a manteiga e ovos, bife de fígado cozido, óleo de fígado de bacalhau, cenoura crua, suco de tomate, dentre outros.
:: Vitamina E: São os cereais integrais, os óleos vegetais e as sementes: Óleo de gérmen de trigo, Semente de girassol, Avelã, Amendoim, Castanha-do-pará, dentre outros.
• É preciso evitar ambientes com ar condicionado, manter os locais livres de poeira e é indicado também colocar vasilhas com água nos ambientes.
• Pisque voluntariamente quando usar o computador e use proteção adequada ao sair ao ar livre, como os óculos de sol, que podem ser usados mesmo no inverno.