Especialista destaca principais cuidados na hora de escolher calçados para as noivas

Especialista destaca principais cuidados na hora de escolher calçados para as noivas

Escolher o vestido de casamento perfeito certamente está no topo das prioridades de todas as noivas, porém, tem um acessório que é muito importante e que muitas vezes é deixado para última hora, são os sapatos. Além de complementar lindamente o visual da noiva, os sapatos quando bem escolhidos também proporcionam conforto e bem-estar ao longo da cerimônia.

Se você não quer deixar esta decisão importantíssima para última hora, aqui separamos algumas dicas valiosas destacadas pela expert em moda noiva, a mineira Patricia Almeida Schmidt, que atua no ramo há vinte anos. Segundo ela, existem alguns fatores importantes a levar em consideração na hora da escolha e que são válidos para todos estilos e proporções de casamento. Confira as recomendações da especialista para não errar na escolha:
Quando comprar

“Por incrível que pareça Está é uma das dúvidas mais comuns e também uma das mais importantes. Os sapatos de noiva devem ser comprados depois que você escolher o vestido de casamento. Isso é essencial, uma vez que você já precisa saber qual o modelo do seu vestido de noiva para poder escolher o modelo de sapato que mais combina. Além do estilo do seu sapato, a altura do salto também precisa estar de acordo com o vestido, bem como seu tecido e cor, dentre outros detalhes importantes.”

Combine cores e detalhes
“É verdade que os sapatos precisam estar de acordo com o vestido, mas isso não quer dizer que precisem ser iguais sempre. O que levar em consideração? Em primeiro lugar, a dica da Patrícia é que você precisa ter em mente que eles devem combinar de forma harmônica com o vestido. Segundo ela, o sapato não precisa ser exatamente do mesmo material e cor, e é bom que nem seja mesmo. Também não é obrigatório usar sapatos de tecido, mesmo que recomendem isso. Por exemplo, se você for utilizar um vestido com mais detalhes a dica é usar um sapato mais clean, liso e delicado.”

Leve em consideração o comprimento do vestido
“Para a escolha do sapato de noiva ideal é ESSENCIAL se atentar ao comprimento do vestido. Para modelos mais curtos, você pode optar por sapatos mais arrojados e abertos, por exemplo peep toe com tecidos transparentes ou detalhes mais abertos nas laterais. Agora, se o seu vestido for comprido e você não sabe qual sapato é o melhor para ser usado, escolha modelos de peep toe com abertura somente na frente e o salto poderá ser tanto alto quanto baixo dependendo da sua necessidade e estilo. Eles são mais adequados pois como o vestido é comprido, ele irá tampar grande parte do sapato. Se a noiva estiver de sandália, pode dar a sensação de que ela está descalça.”

Siga o seu estilo
“Independente da tendência do momento, isso não impede que você seja uma noiva com um estilo especial. Os sapatos de noiva podem ser feitos com materiais diversos, seda, renda, cetim, brocado e até mesmo incorporar outros detalhes, como fitas, cristais, flores, dentre outros.”

Pense em ter Conforto
“O conforto é um elemento importante a ser considerado na hora da escolha. Afinal, ninguém deseja passar a cerimônia do casamento se sentindo desconfortável. Muitas vezes as tendências da moda ditam saltos muito altos, enquanto o seu estilo pede sapatos mais básicos e rasos. Não tenha medo de usar o que você gosta. Pode ser baixo, rasteiras, ou até mesmo sapatilhas. Tudo vai depender da sua proposta de estilo.”

Estilo
Agora que chegou o momento da escolha, é só começar a olhar, pesquisar e adquirir a peça que mais se adequa ao tipo de cerimônia e estilo pessoal. O mais importante é ter consciência que os sapatos de noiva precisam ter o seu estilo, ser confortáveis e autênticos para o grande dia.