Especialista dá dicas para limpeza e higienização de itens de camurça

Sophie Charlotte usa peça em camurça em evento – Foto Leo Franco – AgNews

As passarelas do mundo da moda e as vitrines das principais lojas já avisam, a estação está mudando e as roupas de outono/inverno começam a dar espaço para as peças do verão. Dentre as tendências apresentadas durante os desfiles mais importantes, a camurça é um dos itens que estarão nas ruas durante o inverno 2017. Se você é daqueles que guardou aquele vestido ou aquela blusa de camurça você é um sortudo e pode aproveitar para utilizar na estação mais fria do ano.

Mas se aquela mancha indesejável aparecer em alguma das peças, a especialista em tratamentos têxteis Marinês Cassiano, dá algumas dicas importantes para que você não faça feio durante o inverno. “As peças de camurça necessitam de uma atenção especial constante, tempo que também pode variar de acordo com a sua utilização, pois ela é um material poroso de superfície veludínea e permeável. Se for lavada incorretamente pode ocasionar riscos e manchas”, explica.

“Não tente retirar as manchas mais difíceis em casa. delegue a um profissional qualificado e de sua confiança, pois tentativas de limpeza dessas peças podem causar danos irreversíveis. Mande-as para lavanderia, ao menos uma vez ao ano, e nunca guarde as roupas sujas, pois isso dificulta e compromete o serviço de limpeza”, completa e especialista.

Por ser sensível, a camurça não pode ser exposta à luz, seja ela natural ou artificial, pois podem desbotar com maior facilidade. “Os sacos plásticos são os grandes vilões das roupas de camurças. Utilize as capas de TNT porque são vazadas e permitem a entrada de ar e, assim evitam o aparecimento de mofo”, ressalta Marinês.

-- --