Dicas de maquiagem para o dia a dia

dicas-maquiagem-dia-dia

A importância que as pessoas dão à aparência associada à falta de tempo disponível no dia a dia requer o conhecimento de automaquiagem. Assim, a professora dos cursos de Maquiagem do Senac Centro Histórico, Paula Lessa Furtado, dá dicas para as mulheres fazerem sua maquiagem para o dia a dia.

O primeiro passo é fazer a higienização da pele, começando com o adstringente, para fazer uma limpeza profunda da pele. Após, deve-se utilizar um tônico facial para equilibrar o PH da pele, seguido de um hidratante facial próprio para cada tipo de pele, de preferência, oil free. A professora lembra que, se sua maquiagem não vem com protetor solar, o seu uso é indispensável.

A maquiagem deve ser iniciada com o uso do primer facial, que serve como uma camada fina que ajuda a fechar os poros, controlando a oleosidade, e assim, o make dura por mais tempo. Em seguida vem a aplicação da base, que é fundamental para uma maquiagem perfeita. “Acredito que uma pele bem feita é 90% da maquiagem”, afirma Paula.

A base escolhida deve ser do tom certo para a pele, ou seja, ao ser aplicada no rosto some após ser espalhada, sem deixar a pele mais clara ou mais escura. A base deve ser aplicada com a ajuda de um pincel na testa – para cima, sentido leque –, nariz, queixo e pescoço – para baixo -, e laterais – para cima. A professora reforça que o movimento que se aplica a base é muito importante para a finalização perfeita. Após aplicada a base, deve-se finalizar com pó facial.

Após essas etapas concluídas, é hora de trabalhar na maquiagem. O fundamental para sair de casa é uma máscara de cílios preta, para abrir o olhar, mas também é possível abusar da sombra marrom e do delineador preto.

O blush é para deixar a pele corada, com ar de saúde, por isso deve-se aplicar aos poucos e no tom adequado para seu tom de pele, para deixar o aspecto natural. A dica da professora é para quem tem a pele branquinha, usar tons de rosa claro ou pêssego, as mulheres de pele branca-amarelada podem optar por cores como o rosa antigo, ameixa e marrom claro, já as negras devem usar blush nas cores terracota, vinho, marrom ou dourado.

O batom irá finalizar a maquiagem, mas antes de passá-lo, é interessante contornar os lábios com um lápis labial na cor do batom, ou um tom mais parecido. Após preencha todo o lábio com o lápis e aplique o batom, assim ele irá durar por mais tempo. Todas as cores estão em alta, conforme Paula, assim, é possível usar a cor de sua preferência. Ela também lembra que a maquiagem dura em torno de seis horas, assim, deve-se reaplicá-la ao longo do dia.

-- --