Dicas de Beleza : cuidados com a barba

Dicas de Beleza : cuidados com a barba

A barba faz parte do visual do homem moderno. São varias as opções e modelos. Para ter uma barba saudável, bonita, limpa e arrumada é preciso tomar alguns cuidados, confira:

1. Defina um estilo
Existem diversos estilos de barba, como a barba média, por fazer, longa, cheia, mas nem todos vão combinar com o seu! Para escolher a ideal é indicado ter como base o formato do rosto. Isto ajuda a harmonizar a barba com os traços da face. Por exemplo, para quem tem um rosto mais arredondado, a que fica mais longa no queixo ajuda a afiná-lo. Outra opção para definir o estilo é combinar a barba com o corte de cabelo. Para fazer isto sem errar, é legal pedir a sugestão de um profissional experiente.

2. Apare a sua barba
Seja qual for o estilo escolhido, é muito importante para uma barba de respeito deixá-la sempre bem aparada. Quando os fios ficam desordenados, arrepiados demais, ou com aspecto danificado, isto tira a harmonia do visual. É preciso cuidar do desenho, deixá-la bem modelada, saber como removê-la e também evitar que os pelos encravem na pele, acarretando um problema de pseudofoliculite e seborreia.

Dicas de Beleza : cuidados com a barba

3. Mantenha a higiene
Barbas pequenas ou grandes, não importa, a higiene é um item indispensável! A barba acumula ao longo do dia muitas impurezas, poluição, gordura, resto de bebidas e alimentos, devido a isso, é necessário lavá-la diariamente. Esqueça a água e o sabonete. Atualmente, existem produtos específicos próprios para a limpeza da barba, como shampoos e condicionadores e até mesmo óleos para o fortalecimento e hidratação dos fios.

4. Use os produtos certos
Além dos shampoos, óleos e condicionadores, também é legal adquirir uma loção pré-barba para amaciar os fios, balm de barba para acalmar a pele e evitar irritações, esfoliantes faciais para a estimular a renovação da pele, além de alguns óleos especiais (beard oil) e um produto que dê uniformidade à cor dos fios, fazendo a barba parecer mais cheia. Vá aos poucos, experimentando e montando seu kit de apoio.

Dicas de Beleza : cuidados com a barba

5. Não esqueça o bigode
Assim como a barba, todos os cuidados mencionados acima valem para o bigode. Não adianta nada a barba estar perfeitinha, bem aparada, com o volume ideal e limpa, se o bigode está desarrumado, com fios brancos e bagunçando todo o look. E lembre-se: nada de bigode caindo na boca, ele também precisa ser aparado. Além disso, o desenho do bigode precisa combinar com o estilo da barba. Para quem fuma ou que possui muitos fios brancos, é fundamental usar produtos para ajudar na coloração.

-- --