Dia das Mães 2016 – Gaúchos devem gastar, em média, R$ 135,14 com presentes, aponta pesquisa da Fecomércio-RS

compras presentes shopping

O cenário econômico adverso vai refletir na diminuição da intenção de compras de presentes neste Dia das Mães. Um dos principais resultados da Pesquisa de Dia das Mães 2016 da Fecomércio-RS que confirma essa tendência é o que mostra o gasto pessoal médio, que deve ficar em R$ 135,14, valor praticamente igual ao do ano passado, apesar de uma inflação acumulada de mais de 10%.

De uma forma geral, a pesquisa revela que a intenção de gastos neste ano é inferior às despesas realizadas pelos gaúchos em 2015. Dentre os entrevistados, e em uma comparação com a mesma data de 2015,  36,2% informaram que pretendem gastar muito menos ou menos, 35,7% devem investir o mesmo valor com os presentes, enquanto 28,0% disseram que irão gastar mais ou muito mais.  O levantamento foi  realizado entre os dias 16 e 21 de março com 385 pessoas nas macrorregiões de Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas. Os resultados estão sendo divulgados nesta segunda-feira (11/04).

Segundo a pesquisa, o número médio de presentes para a data será de 1,24 unidades, proporção que se mantém tanto para homens e mulheres. Entretanto, o presente médio deverá apresentar uma diferença de preço significativa: enquanto as mulheres anunciaram que a média de desembolso será de R$ 99,12 por item, os homens pretendem gastar R$ 186,54 por presente. Artigos de vestuário também voltam a representar neste ano os preferidos para presentear as mães, sendo a opção de 45,7% dos entrevistados. Em seguida, aparecem perfumes e cosméticos (20,3%), calçados (12,5%) e eletroeletrônicos e eletrodomésticos (8,3%). A maior parte das compras para a data será realizada nas lojas de rua localizadas nos centros das cidades (64,4%), seguida por shopping centers (22,6%) e lojas de bairro (7,5%).

Outro destaque da pesquisa diz respeito à forma de pagamento que mais será utilizada para a compra dos presentes. Assim como no ano passado, grande parte dos consumidores (79,2%) vai efetuar as compras à vista como maneira de evitar o endividamento. Entre os que informaram que pretendem parcelar o valor dos presentes, 60,0% vão concretizar o pagamento em até três vezes.

Almoço ou jantar para comemorar o Dia das Mães deste ano será, predominantemente em casa, opção de 87,8% dos entrevistados que manifestaram a intenção de realizar algum evento especial na data (61,6%). Outros 10,1% dos consumidores têm o desejo de frequentar restaurantes.

-- --