Designer de interiores Laura Santos sugere empregar deck de madeira em ambientes internos

deck de madeira em ambiente interno Designer de interiores Laura Santos 01

Clássico na decoração, o deck de madeira é geralmente empregado em áreas externas. Nesses espaços, traz um toque rústico que se torna destaque quando combinado com elementos modernos. Além do grande apelo estético, o deck tem a vantagem de ser impermeável, motivo que o faz ser queridinho para os ambientes abertos.

A preferência, porém, não é regra. Já dizia, lá atrás, o famoso francês Antoine Lavousier: “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Tomando partido desse princípio, profissionais de arquitetura e decoração começaram a cogitar a possibilidade de aplicar o deck em ambientes internos, como uma forma de delimitar espaço e trazer um toque original, ousado e transformador.

Adepta de tudo que foge ao lugar comum, a designer de interiores Laura Santos já empregou em algumas ocasiões decks de madeiras em espaços internos e comenta como isso pode ser feito: “O deck pode fazer as vezes de um piso, deixando o ambiente com um ar mais aconchegante. Ele pode ainda demarcar e delimitar uma área, valorizando o espaço”.

Laura lançou mão do deck de madeira em uma varanda com o intuito de reforçar os traços rústicos do projeto. “Em contraste com o piso claro da sala, utilizei o deck na parede e no piso, demarcando e enaltecendo o espaço. Para complementar, a vegetação de cactos veio para trazer contraste de cor e tornar o espaço sofisticado”, conta.
Em um ambiente mais peculiar ­­— um banheiro —, a designer criou um mini spa com o deck e um jardim vertical, com direito a cachepôs. “O espaço ficou aconchegante e com toque diferenciado, fugindo dos banheiros convencionais, agregando uma nova função a ele: de relaxamento”, destaca Laura.

Para a profissional, ambientes internos ganham charme e aconchego com decks de madeira, tudo isso, claro, sem perder sofisticação. “Se combinado com vegetação, esse elemento agrega aos espaços internos o frescor e alegria da área externa”, acrescenta Laura.

deck de madeira em ambiente interno Designer de interiores Laura Santos 02

Deck de madeira empregado pela designer Laura Santos na varanda, além de delimitar o espaço, agregou charme e rusticidade à decoração

Fotos: Henrique Queiroga